Visconde de Mauá e Guiomar Pinheiro Franco participam da Semana Nacional de Museus

Imprimir PDF


O museu Visconde de Mauá, no Casarão do Carmo, recebe, a partir desta terça-feira, uma exposição com nove obras 100% sustentáveis, pela Semana Nacional de Museus

Mais uma vez, Mogi das Cruzes foi incluída e vai participar das comemorações da Semana Nacional de Museus. A realização é do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura, em função do Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano, o tema é “Museus para uma sociedade sustentável”. Por isso, em Mogi das Cruzes, o público poderá conferir exposições com obras de arte sustentáveis. Isto é, que foram feitas a partir de materiais reciclados ou reaproveitados.

A primeira exposição será aberta nesta terça-feira (19/05) no Museu Visconde de Mauá, que fica dentro do Casarão do Carmo. Será uma mostra com nove obras de três artistas plásticos diferentes: Jorge Solyano, Deivid Santos e Claudiney Borges. Solyano, que já é bastante conhecido por suas pinturas, com destaque para as que retratam a cultura negra, mostrará desta vez uma outra vertente de sua arte: esculturas de bailarinos, que foram feitas com latas de alumínio e papel picado.

Deivid Soares participa com suas esculturas feitas a partir de sucata e pedaços de ferro. Até mesmo os suportes de suas obras são sustentáveis, na medida em que foram feitos de pallet reaproveitado. Claudiney Borges, por sua vez, mostrará suas esculturas de madeira, que são a marca do artista. O diferencial é que ele não compra nem retira da natureza a madeira que utiliza: apenas recolhe galhos e gravetos que naturalmente caíram. É, portanto, uma arte sem qualquer impacto ao meio ambiente.

Além desta exposição, o museu Guiomar Pinheiro Franco também recebe uma mostra, a partir desta quarta-feira (20/05), com obras 100% sustentáveis. Oficinas e palestras devem compor a programação, que vai se estender até o mês de junho. A ideia é estender e emendar as comemorações com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado oficialmente em 5 de junho. “Nossa ideia é fazer uma ligação entre as duas comemorações e deixar essas exposições abertas por mais tempo, já que os temas também têm uma ligação”, destaca o responsável pela Divisão de Museus da Secretaria Municipal de Cultura, Roberto Lemes Cardoso.

Os museus Visconde de Mauá e Guiomar Pinheiro Franco funcionam de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi