Mogi das Cruzes ganhará o Estúdio Municipal de Áudio e Música

Imprimir PDF

Mogi das Cruzes ganhará o Estúdio Municipal de Áudio e Música

O secretário de Cultura apresentou o espaço onde está sendo construído o Estúdio Municipal de Áudio e Música, bem como as reformas do Museu dos Expedicionários

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, recebeu a imprensa na tarde desta quarta-feira (29/07) para apresentar oficialmente o Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam), que será inaugurado em setembro, junto à agenda de comemorações do aniversário de 455 anos de Mogi das Cruzes. O equipamento servirá para gravações em estúdio de projetos de artistas mogianos dos mais diversos segmentos. Para utilizá-los, os artistas da cidade devem se inscrever até o dia 4 de setembro.

Veja o edital
Ficha de inscrição
Formulário de projeto para gravação de áudio
Release EMAM - Estúdio Municipal de Áudio e Música
Layout Estúdio


Os projetos inscritos passarão pela seleção de uma comissão, formada dois membros da Secretaria Municipal de Cultura, dois membros do Conselho Municipal de Cultura representantes dos segmentos música e literatura e um membro representando o segmento do hip hop, todos com direito a voto. Quem for selecionado ganhará horas para a gravação no estúdio – a quantidade de horas será determinada de acordo com a modalidade do projeto inscrito e, ao término das gravações, o artista também ganhará exemplares do CD prensado.

Como contrapartida, o artista deverá fazer um show gratuito de lançamento do CD em um espaço público do município. O Emam será destinado exclusivamente a produções artísticas de Mogi das Cruzes – para participar é preciso comprovar residência em Mogi das Cruzes por um período de no mínimo dois anos, pois o objetivo é fomentar a produção local. Ele atende diretamente a músicos, compositores, intérpretes, solos ou grupos, com composições e/ou textos de qualquer estilo, sendo que, na formatação da equipe participante do projeto deve haver participação de pelo menos 50% de artistas mogianos. 

A construção do espaço, que está agora na reta final, atende diretamente à demanda da própria classe artística, que manifestou essa necessidade durante os fóruns setoriais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. 

O estúdio está sendo equipado com o que há de mais moderno e avançado no mercado, visando atender a todas as necessidades específicas das produções áudiofonográficas. Construído em uma área de 73,10 m², ele foi dividido em três ambientes: uma sala técnica com 13,60 m² onde trabalharão dois técnicos qualificados e experientes nas áreas de gravação, edição, mixagem e masterização de áudio, a sala A de gravação, que é a maior, com 46,65 m² e a sala B de gravação, que tem 6,24m².

“O grande diferencial deste estúdio é que, da maneira como foi projetado, ele permite a gravação simultânea de diversos instrumentos, todos monitorados devido à possibilidade de captação de 16 canais simultâneos, além de ter uma sala separada para a captação de algo mais sensível. É possível, por exemplo, ter uma orquestra gravando na sala A e um violonista solista gravando ao mesmo tempo na sala B”, destacou o secretário, Mateus Sartori.

Todo o espaço do estúdio possui tratamento termoacústico, com paredes de tijolos maciços, revestidos com chapas duplas de drywall e isolamento interno com lã de rocha. Todas as portas e visores são acústicos e o piso também tem tratamento especial; é formado por laje de concreto espessa, camada de taco de madeira, camada fina de resina emborrachada e piso laminado de madeira. 

Já as paredes das salas de gravação são anguladas e foram construídas respeitando as necessidades técnicas do projeto acústico, visando a quebra das ondas sonoras e a preservação da sonoridade natural do ambiente. Nas paredes da sala A foi implantada a tecnologia conhecida como “Faraday” ou “Gaiola de Faraday”, que isola as frequencias elétricas provenientes de rádios, celulares e outros equipamentos.

O forro, com 3 metros de pé direito, é formado por seis camadas, entre drywall, a Gaiola de Faraday, lã de rocha e manta plástica. O local será dotado de oito difusores acústicos de madeira e feltro e tapetes, que podem ser utilizados conforme necessidade das gravações. Todos os ambientes possuem ar-condicionado e haverá, ainda, alguns instrumentos a disposição dos artistas e grupos, como um piano de cauda, cubo de guitarra, cubo de baixo, bateria e microfones. 

“Será um estúdio para atender desde uma orquestra, o que é perfeitamente possível com essa estrutura que estamos montando, até um artista que queira um registro gravado de uma canção de sua autoria. Podemos dizer, com os equipamentos que estamos colocando aqui, que Mogi das Cruzes terá um um dos estúdios de gravação mais completos e bem equipados do país”, acrescenta Sartori.

O Estúdio de Áudio e Música funcionará no piso superior do Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, que está passando por reformas. Ele ocupa apenas parte do primeiro pavimento do prédio; o espaço restante continuará servindo como uma sala multiuso, a disposição de grupos da cidade para ensaios. 

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura, que fica no número 993 da rua Coronel Souza Franco, no Centro Histórico do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações no edital em anexo ou telefone 4798-6900. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi