Número de cadastros na nova Biblioteca Municipal supera média mensal em 20 dias

Imprimir PDF

Número de cadastros na nova Biblioteca Municipal supera média mensal em 20 dias

Desde que foi reinaugurada em novo endereço, a nova Biblioteca Municipal vem recebendo um grande número de visitantes e de novos cadastros

A Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana”, que agora funciona no segundo andar do recém-inaugurado Centro Cultural de Mogi das Cruzes, vive um novo momento. Com espaço, mobiliário e acervo renovados, o local tem sido um dos mais visitados desde o dia 4 de setembro, quando foi entregue. O resultado disso foi um aumento como há muitos anos não se via no número de cadastros feitos pela população. A média, até então, era de 25 a 30 novos cadastros ao mês. Agora, o número já chegou a 70, num período de apenas 20 dias.

Além de novos cadastros, as equipes da Secretaria de Cultura já percebem o retorno às dependências da biblioteca de pessoas que há décadas haviam deixado de frequentá-la. “Temos casos de pessoas que deixaram de frequentar a biblioteca na década de 80 e agora estão de volta. Tivemos a visita de uma senhora de 80 anos que frequentou a biblioteca no tempo da Dona Beninha e agora está fazendo nova carteirinha para poder alugar livros. É um grande privilégio poder ver e fazer parte desta mudança literária na cidade”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Maria Aparecida Nogueira, mais conhecida como dona Beninha, é funcionária pública aposentada e atuou junto à Biblioteca Municipal quando a mesma funcionava no pavimento superior do Cine Urupema, na Praça Firmina Santana, no Centro.

A renovação do acervo, feita de forma conjunta à mudança da Biblioteca para novo endereço, também vem sendo recebido como grata novidade. Além da reorganização e restauro dos 35 mil títulos, o local passou a contar com 1.500 novos livros, que estão a disposição da população para leitura e empréstimos. Para as crianças, um dos grandes atrativos é o Espaço Infantil Mauricio de Sousa, que foi inteiramente concebido segundo temática infantil e disponibiliza obras do famoso cartunista. 

Além da prática da leitura, a Biblioteca pode ser utilizada também para pesquisas escolares e consultas junto à Internet, já que possui quiosque com computadores ligados à Internet. Outro espaço que tem sido um sucesso de público é a área para leitura e descanso. Ali, a Secretaria de Cultura instalou poltronas infláveis, sobre as quais está instalada, dentro do que parece ser uma luminária pendente, uma estação de áudio. O diferencial é a seleção de músicas, pois ali só são tocadas canções de compositores e artistas mogianos.

“Ficamos muito felizes com a recepção do público e aproveitamos para convidar aqueles que ainda não conhecem para que venham não só à Biblioteca, como a todo o Centro Cultural. Este equipamento pertence à população e foi feito para que as pessoas desfrutem. Por isso, tivemos cuidado com cada detalhe, já estamos oferecendo atividades dos mais diversos segmentos culturais e planejando muitas outras”, completa o secretário de Cultura.

Além da recepção diária a grupos de estudantes e apreciadores da literatura, a Biblioteca Municipal também é palco, todas as sextas-feiras, para os encontros do Clube do Xadrez de Mogi das Cruzes. 

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, na área central. O local fica aberto de terça a domingo. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi