Projeto de Educação Patrimonial amplia visitas a museus da cidade

Imprimir PDF

Projeto de Educação Patrimonial amplia visitas a museus da cidade

Além de visitas aos museus e o contato com itens históricos, os grupos do projeto de Educação Patrimonial passam por oficina, sobre a importância da preservação da história

O projeto de Educação Patrimonial, que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal desde o ano de 2013, continua atendendo e capacitando educadores, alunos e a comunidade de uma forma geral. Na última semana, um grupo com 60 professores da rede estadual de ensino, dividido em duas turmas, participou de um ciclo de visitas a museus da cidade e também da oficina “Minha Casa é um Museu”. A atividade visa aprofundar conhecimentos sobre conceitos e práticas de museu, conscientizando os participantes sobre a importância da preservação histórica e do papel nos museus neste processo. 

Durante dois dias, o grupo visitou os museus Visconde de Mauá, Guiomar Pinheiro Franco, Museu de Arte Sacra, o Arquivo Histórico Municipal “Professor Isaac Grinberg” e os recém-inaugurados Centro Cultural de Mogi das Cruzes e Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos – o primeiro foi entregue à população no dia 4 de setembro e o segundo foi reaberto, após ampla reforma, no dia 18 de setembro. Além de ter contato com objetos históricos, o projeto é conduzido de maneira a inserir os visitantes no contexto histórico ali apresentado, conscientizando-os da responsabilidade que cada um tem a respeito da preservação da história de Mogi das Cruzes.

“A valorização do acervo e do seu significado para a memória de Mogi irá trazer o visitante para mais perto da realidade histórica apresentada nos museus. Este conceito também é desenvolvido, como foco principal, nas oficinas: os participantes são levados, a partir de objetos pessoais, a perceberem como também fazem parte da história da cidade, da história passada e da presente, bem como do futuro dessa mesma história”, destaca Roberto Lemes Cardoso, responsável pela Divisão de Museus e coordenador do projeto de Educação Patrimonial, da Secretaria Municipal de Cultura.

A receptividade dos participantes, como destaca Cardoso, não poderia ter sido melhor. “Muitos disseram sair dali com algumas ideias para trabalhar os conceitos tratados junto aos alunos. Também demonstraram vontade de trazer alunos para conhecer os museus. A Secretaria espera que, após essas atividades, eles se tornem multiplicadores, difundindo as ideias debatidas e trazendo seus alunos para conhecerem um pouco da história da cidade, disponibilizada nos acervos dos museus municipais”, conclui.

Grupos interessados em visitas monitoradas em horários alternativos (à noite ou fim de semana) podem entrar em contato com o responsável pelo programa, pelos telefones 4798-6912 ou 4799-4281. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi