Terceira edição do Festival de Culturas Negras começa nesta sexta-feira

Imprimir PDF
Terceira edição do Festival de Culturas Negras começa nesta sexta-feira

O show musical com a banda paulistana Metá Metá Trio será neste sábado, às 20h, no Centro Cultural e é um dos destaques da 3ª edição do Festival de Culturas Negras

 

Nesta sexta-feira (20/11), terá início a terceira edição do Festival de Culturas Negras, evento da Secretaria Municipal de Cultura realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, porém com uma programação que se estende por dez dias. O primeiro evento da agenda é a entrega da medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal, uma homenagem feita pelo Legislativo do município a pessoas que se destacam em ações contra a discriminação racial e na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e de promoção da inclusão social.

Já neste sábado (21/11) tem início a programação cultural do Festival, com um show musical no Centro Cultural, das 20h às 22h. Quem se apresenta na Sala Multiuso “Wilma Ramos” é o Metá Metá Trio, uma banda paulistana que explora a diversidade de gêneros musicais brasileiros com um estilo repleto de influências africanas. O Metá Metá (três em um em iorubá) apresenta um repertório com várias canções inéditas, de compositores contemporâneos. Para entrar, basta levar uma lata de leite em pó.

Já no domingo (22/11), o Festival de Culturas Negras se mescla com a programação infantil do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A partir das 11 horas, como ocorre todas as semanas, haverá a contação de histórias, mas desta vez temática, “Kawaanza – contos africanos”, também na Sala “Wilma Ramos” (1º andar).

A partir de segunda-feira (23/11) a programação continua, mas muda de endereço, passando por locais como Casarão do Carmo, Casa do Hip Hop, Theatro Vasques e Terminal Central. O terminal de ônibus sedia, já na segunda-feira, o Projeto Musicalidade, que é uma junção de cantos e toques de capoeira, executada pelo grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira, a partir das 20 horas. 

Já na terça-feira (24/11), o grupo Entremeio Literário faz uma edição especial do encontro semanal Terças Literárias, com uma homenagem a autores negros. Na quinta-feira (26/11), o projeto também fixo Roda de Choro do Seu Julinho presta uma homenagem a compositores negros, a partir das 19 horas no Casarão do Carmo. Neste mesmo dia, duas atrações acontecerão no Centro Cultural: a exibição do documentário “Mestre Leopoldina – a fina flor da malandragem” e uma segunda apresentação da roda de capoeira do grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira.

Na sexta-feira (27/11) também haverá duas atrações: uma edição especial do Arena MC na Casa do Hip Hop, que terá como tema central a luta contra o preconceito, a partir das 18h30 e, às 20 horas, a apresentação do espetáculo “Curra – Temperos sobre a Medéia”, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A peça é protagonizada pelo grupo Contadores de Mentira e é fruto de pesquisas das culturas oriental e africana. 

Sábado (28/11), a nova Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana” recebe uma atração infantil do programa Circuito Cultural Paulista. É a peça “Agbalá Conta e Sua Cabaça de Histórias”, que traz consigo milenares e ancestrais memórias das raízes africanas, passando por mitos, contos, músicas e brincadeiras.

Já a partir das 20 horas será a vez do show do Mestre Galo Preto, conhecido como o Menestrel do Coco, na Sala Multiuso “Wilma Ramos”. Com mais de 70 anos de carreira, ele apresentará músicas de sua autoria, acompanhado por um time de peso na percussão e voz. O cantor é o último remanescente e representante da tradição do Coco (dança e ritmo, imaginário e estética) e é conhecido pelo seu poder de improvisação e pelas histórias que guarda na memória e compartilha com o público nas apresentações.

O 3º Festival de Cultuas Negras se encerra no dia 29 de novembro, com a realização do 3º Miss Afro. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi