3º Festival de Culturas Negras segue com atrações ao longo desta semana

Imprimir PDF


A peça teatral Curra - Temperos sobre a Medeia será apresentada nesta sexta-feira no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, pela programação do 3º Festival de Culturas Negras

 

O 3º Festival de Culturas Negras, evento da Secretaria Municipal de Cultura que teve início na última sexta-feira (20/11), segue repleto de atrações ao longo desta semana até domingo (29/11), quando se encerra. A partir de segunda-feira (23/11) a programação se dilui por diversos endereços, como Casarão do Carmo, Casa do Hip Hop, Theatro Vasques e Terminal Central. O terminal de ônibus sedia, já nesta segunda-feira (23/11), o Projeto Musicalidade, que é uma junção de cantos e toques de capoeira, executada pelo grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira, a partir das 20 horas. 

Já nesta terça-feira (24/11), o grupo Entremeio Literário faz uma edição especial do encontro semanal Terças Literárias, com uma homenagem a autores negros. Na quinta-feira (26/11), o programa que também integra a programação fixa da Secretaria de Cultura, Roda de Choro do Seu Julinho, presta uma homenagem a compositores negros, a partir das 19 horas no Casarão do Carmo. Neste mesmo dia, duas atrações acontecerão no Centro Cultural: a exibição do documentário “Mestre Leopoldina – a fina flor da malandragem” e uma segunda apresentação da roda de capoeira do grupo Herança Cultural Capoeira/ Formigão Capoeira.

Na sexta-feira (27/11) também haverá duas atrações: uma edição especial do Arena MC na Casa do Hip Hop, que terá como tema central a luta contra o preconceito, a partir das 18h30 e, às 20 horas, a apresentação do espetáculo “Curra – Temperos sobre a Medéia”, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A peça é protagonizada pelo grupo Contadores de Mentira e é fruto de pesquisas das culturas oriental e africana. 

Sábado (28/11), a nova Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana” recebe uma atração infantil do programa Circuito Cultural Paulista. É a peça “Agbalá Conta e Sua Cabaça de Histórias”, que traz consigo milenares e ancestrais memórias das raízes africanas, passando por mitos, contos, músicas e brincadeiras.

Já a partir das 20 horas será a vez do show do Mestre Galo Preto, conhecido como o Menestrel do Coco, na Sala Multiuso “Wilma Ramos”. Com mais de 70 anos de carreira, ele apresentará músicas de sua autoria, acompanhado por um time de peso na percussão e voz. O cantor é o último remanescente e representante da tradição do Coco (dança e ritmo, imaginário e estética) e é conhecido pelo seu poder de improvisação e pelas histórias que guarda na memória e compartilha com o público nas apresentações.

O 3º Festival de Cultuas Negras se encerra no dia 29 de novembro, com a realização do 3º Miss Afro (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi