Processo de seleção de músicos para formação instrumental da Banda Santa Cecília é aberto

Imprimir PDF

Processo de seleção de músicos para formação instrumental da Banda Santa Cecília é aberto
A seleção de músicos para a nova formação da Banda Santa Cecília é o segundo passo rumo à reestruturação da corporação, que teve seu patrimônio assumido pelo município

A Secretaria Municipal de Cultura está abrindo nesta segunda-feira (23/05) o processo de seleção de músicos para a nova formação instrumental da Banda Santa Cecília. Os testes práticos vão acontecer nos dias 8 e 9 de junho, no Estúdio Municipal de Áudio e Música - EMAM - e são 21 vagas para músicos titulares, mais dez suplentes. Nos dias das provas, os candidatos precisarão apresentar uma peça de livre escolha, uma peça de confronto (conforme definido no regulamento), passarão por uma entrevista e farão também leitura à primeira vista. 

Leia o regulamento

Podem se inscrever músicos brasileiros ou estrangeiros maiores de 16 anos. Aqueles que residirem em Mogi das Cruzes terão vantagem dentro do processo, pois a localidade é um dos critérios de seleção. É preciso que os candidatos tenham conhecimento musical e saibam fazer leitura de partitura. Todos precisam também apresentar a ficha de inscrição, que está anexa ao regulamento, preenchida. No caso de menores de 18 anos, a ficha deve ter a assinatura e documentos dos responsáveis legais.

Os processos de inscrição e participação da prática são gratuitos. A seleção em si caberá a uma banca examinadora, composta por pessoas de reconhecida atuação na área da música. As vagas disponíveis obedecem à seguinte disposição: 2 flautas, 1 oboé, 4 clarinetes, 3 saxofones (alto, tenor e barítono), 2 trompas, 2 trompetes, 2 trombones, 1 eufônio, 1 tuba e 3 percussões. 

Nos dias do teste, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição preenchida e também cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência, mais currículo do músico (se houver) e quatro cópias da partitura da música de livre escolha. As provas serão realizadas por ordem de chegada e tanto as partituras quanto os instrumentos necessários para a execução das peças são de responsabilidade do candidato. 

Cada candidato será avaliado diretamente de acordo com o que a banca examinadora julgar necessário. Ela também pode optar, por exemplo, por ouvir apenas trechos das músicas requisitadas, se assim achar suficiente para a avaliação. 

Na execução da peça de livre escolha e também na peça de confronto, o candidato será avaliado em três quesitos: execução, interpretação e afinação, sendo a pontuação de 0 a 5. Também serão critérios de avaliação a leitura a primeira vista, a localidade e a entrevista. Nesta última, o candidato será analisado pelo seu perfil, disponibilidade, comprometimento e quaisquer outros aspectos que a banca julgar necessários. Os critérios de desempate, caso ocorra, serão execução musical da peça de confronto, leitura a primeira vista e entrevista. Se persistir o empate, será feito sorteio. 

A utilização de pianista ou outro instrumentista acompanhador é facultativa e de responsabilidade do candidato. No caso de percussionistas, a Secretaria de Cultura informa que o EMAM possui corpo de bateria, sendo necessário que o percussionista/baterista leve suas peças pessoais, como pedal de bumbo, pratos e caixa. 

Os ensaios e preparação de repertório da Banda se darão entre junho e agosto de 2016. Já as apresentações e concertos serão programados no período entre agosto e dezembro de 2016. Os músicos deverão participar semanalmente dos ensaios, todas as quartas-feiras, das 19h às 22h e precisam chegar com 20 minutos de antecedência. Atrasos de 20 minutos serão considerados como falta. No caso de três faltas sem justificativa aos ensaios, o músico será excluído do quadro efetivo e um suplente será chamado para suprir a vacância. Já a falta em um concerto implicará na exclusão do profissional da banda. Os aprovados deverão levar os seus instrumentos para a realização do seu trabalho. 

“Fizemos uma reunião com os músicos da banda na quarta-feira da semana passada e todos ficaram felizes com a possibilidade da Prefeitura dar esse suporte. Elogiaram também o teste de seleção, alegando que isso fará com que a banda seja composta por músicos do mesmo nível, agilizando os trabalhos e resultados”, declara o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, que adianta ainda a intenção da Cultura em retomar o projeto Madeiras e Metais assim que a formação da banda for definida. Por meio da iniciativa, os componentes da banda ministrariam gratuitamente aulas de instrumentos sinfônicos para músicos do município. 

A Secretaria de Cultura poderá ampliar o período de teste, caso seja necessário para a atender a todos os interessados. A Cultura também pode, a qualquer momento, realizar novo convite para preenchimento de vagas que fiquem remanescentes. 

O início do processo de seleção se dá exatamente seis dias após o anúncio oficial, feito pelo prefeito Marco Bertaiolli, de que a Prefeitura de Mogi das Cruzes está assumindo o patrimônio imobiliário e cultural da Corporação Musical Santa Cecília. O principal objetivo é a preservação da banda e também do prédio sede da corporação, que estava fechado em estado de deterioração. A Secretaria de Cultura já possui o projeto arquitetônico básico e está finalizando levantamentos, para que as obras possam ser orçadas. A previsão é que até o final do ano o prédio esteja recuperado. Até lá, a Cultura permanece disponibilizando o espaço do Casarão do Carmo para os ensaios. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi