Festival de Inverno Serra do Itapety 2016 oferece 85 atrações a partir de 1º de julho

Imprimir PDF

Festival de Inverno Serra do Itapety 2016 oferece 85 atrações a partir de 1º de julho
O Festival de Inverno Serra do Itapety começa na próxima sexta-feira, com apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e oferecerá 85 atrações até 31 de julho

A partir da próxima sexta-feira (01/07), Mogi das Cruzes passa a receber a oitava edição do Festival de Inverno Serra do Itapety, evento que se originou no ano de 2009, com a Mostra de Inverno, e que reunirá atrações de múltiplos segmentos, como música, teatro, cinema, circo, capoeira, xadrez, mostras de arte, além de oficinas. O Festival vai permear todo o mês de julho, encerrando-se no dia 31 e terá ao todo 85 atrações, distribuídas por 20 palcos, entre os principais espaços de cultura do município e também sedes de entidades da cidade. A entrada para todas as atividades é gratuita. 

Veja a programação completa

A programação tem início no próprio dia 1, com a apresentação, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que fará uma releitura de Carmina Burana, um dos maiores sucessos da música clássica de todos os tempos. Nesta apresentação, que terá início às 20h30, a Orquestra estará acompanhada de quatro corais: os mogianos Coral Canarinhos do Itapety e Musicativa e os convidados Coral Jovem de São José dos Campos e Coral da Escola Musical de São Paulo. Serão, ao todo, 324 artistas envolvidos na apresentação.

Já no dia 2 (sábado), o público poderá conferir um outro grande destaque na programação do Festival de Inverno. A partir das 20h30, também no auditório do Cemforpe, acontecerá o show com o consagrado cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que está comemorando em 2016 seus 40 anos de carreira. A classificação etária para o show é de 10 anos. 

Tanto para a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem, como para o show de Oswaldo Montenegro, a Secretaria Municipal de Cultura fechou parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e definiu que a distribuição de ingressos será feita com antecedência, mediante a doação de um brinquedo, que será destinado à Campanha Natal de Sorrisos. As pessoas interessadas em acompanhar as atrações devem, portanto, procurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes a partir da próxima terça-feira (28/06), das 8h às 18h, e fazer a doação de um brinquedo novo, em troca dos ingressos, lembrando que o limite para retirada é de dois ingressos por pessoa. As trocas acontecerão até a sexta-feira (01/07) ou enquanto durarem os ingressos.

Além do Cemforpe, a programação do Festival vai se diluir por 19 outros palcos, respeitando também a característica da descentralização, que sempre foi marca do evento. Por isso, receberão atrações endereços como a Fraternidade Santo Agostinho, em Jundiapeba, a entidade Madre Esperança, nas unidades do Jardim Rodeio e também Jardim Piatã III, a Igreja São Pedro, no Jardim Santos Dumont, o Instituto Amor Misericordioso, na Vila Brasileira, o Centro Familiar Maria Medianeira, na Vila Nova União e o Instituto Anna de Moura, no Jardim Aeroporto III.

No rol dos palcos mais tradicionais também há novidades, como a inclusão da Praça Veteranos de Guerra, em Jundiapeba, o Parque Centenário, o Casarão do Chá e o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, juntamente à praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, bem como o Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). Os demais espaços que receberão atrações são a Praça Coronel Benedicto de Almeida (Praça da Matriz), o Theatro Vasques, o Casarão do Carmo, a Casa do Hip Hop, a Praça Flávio Furlan e o distrito de Taiaçupeba. 

“Quisemos utilizar os novos equipamentos culturais, que conseguimos entregar nos últimos meses e também seguir com a tradição do Festival de Inverno, que sempre foi um evento descentralizado. Por isso teremos, por exemplo, o tradicional palco em Taiaçupeba, mas também promoveremos atrações em entidades e espaços culturais, para facilitar o acesso e levar efetivamente a cultura e uma programação de qualidade aos quatro cantos do município”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

O investimento na realização do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016 é de R$ 128 mil. 


Fomento à produção cultural local

A valorização e o fomento à produção cultural local, que é um elemento base em todos os eventos promovidos pela Secretaria de Cultura, também será característica chave do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016. Das 85 atrações que acontecerão entre os dias 1 e 31 de julho, apenas 14 são trazidas de fora, por meio de parcerias. As demais 71, portanto, são atrações protagonizadas por profissionais da arte e cultura de Mogi das Cruzes e região.

Além do show com o cantor Oswaldo Montenegro, as demais atrações de fora são: a Camerata Jazz Sinfônica, que se apresentará no dia 5 de julho no Theatro Vasques, a Caravana da Leitura, que será realizada na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, os shows musicais com Jair Oliveira – filho de Jair Rodrigues, que está comemorando 30 anos de carreira -, Cesar Roversi e Meno Del Picchia, as peças teatrais “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras”, “A Escada” e “Noites Sem Fim”, e também a ópera La Traviata, do programa Ópera Curta, da Secretaria de Estado da Cultura. 

Outras atrações que também provêm de parcerias são as sessões de cinema do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, que acontecerão em quatro ocasiões, nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, sempre às 16h e 19 horas, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

Muitos são também os destaques da programação de artistas locais, como a própria Orquestra Sinfônica Jovem, a Banda Boigy, que vai se apresentar junto à Banda Infanto-Juvenil da Escola Municipal Professora Noemia Real Fidalgo, a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, as cantigas de capoeira com mestre Formigão e grupo Herança Cultural e também projetos fixos, que serão incorporados à programação do Festival, como os encontros do grupo Entremeio Literário, a Roda de Choro do Seu Julinho, as sessões de teatro infantil aos domingos no Centro Cultural de Mogi das Cruzes e os encontros do Clube de Xadrez às sextas-feiras na Biblioteca Municipal.

As batalhas de MCs e apresentação de rappers, eventos da cultura hip hop que também já integram de forma permanente a programação cultural do município, são outras garantidas na agenda do Festival de Inverno.

Lançamentos de CDS – EMAM

Outra novidade, que já estava prevista para acontecer dentro da programação do Festival de Inverno, é o lançamento de CDs que foram gravados de forma pioneira no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). Assim, o público poderá conferir as primeiras apresentações públicas dos CDS “Juquinha”, de Kleyton Oliveira, “Em Casa”, de Waldir Vera, “Estreitos Nós”, da cantora Aline Chiaradia, “De Cara”, do músico Enio Lobo, “Slow Mind”, de Giani Rodrigues da Cunha, “As Lavadeiras”, de Karen Dias, “Contra o Extermínio”, de Marcos Favela, “Bandolim de Nilton Deplhin”, de Paulo Henrique da Silva Costa e também “Gaó, Bem Mogiano”.

Este último projeto é uma iniciativa de preservação da memória cultural do município. Trata-se de uma coletânea, com a participação de vários pianistas e composições do saudoso maestro Gaó. Por meio do pianista Carlos Albertini, que atua junto ao coral do Carmo e já conviveu com Gaó, a Secretaria de Cultura teve acesso a um rico material do maestro, que contava inclusive com músicas inéditas e que foi compilado na forma deste CD, inteiramente produzido no EMAM e que agora será lançado. 

Oficinas e exposições

As oficinas também fazem parte da programação do Festival de Inverno Serra do Itapety 2016. Neste ano a grade foi montada diretamente de acordo com a mensuração da demanda por esse tipo de capacitação, obedecendo, portanto, a temas que despertam mais o interesse da população de uma forma geral. Será uma oficina de sonorização para iniciantes, uma oficina de iluminotécnica, também para iniciantes e três oficinas ministradas pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, que abordarão os caminhos para a inscrição de projetos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. São aproximadamente 200 vagas disponibilizadas e as inscrições deverão ser feitas pelo e-mail da Secretaria de Cultura, que é o culturamogi@pmmc.com.br. 

Também integram a agenda do Festival as exposições “Repertório, Memória, Vivência...”, da artista plástica Linda Fuga, que ficará de 28 de junho e 31 de julho na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, e a mostra “Uma Expressão da Criança”, que ficará aberta à visitação todos os domingos, entre 10h e 17h , até o dia 31 de julho, no Casarão do Chá. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi