3º Salão de Artes Plásticas premia vencedores e se estende até o dia 7 de janeiro

Imprimir PDF

3º Salão de Artes Plásticas premia vencedores e se estende até o dia 7 de janeiro

Durante a abertura do Salão de Artes Plásticas, no último sábado, os artistas que tiveram as obras mais bem avaliadas receberam prêmios


A Secretaria Municipal de Cultura realizou, na noite do último sábado (26/11), a abertura do 3º Salão de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes. A mostra, que conta com 28 obras no total, sendo oito acadêmicas e 20 contemporâneas, ficará aberta à visitação na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, até o dia 7 de janeiro de 2017, com entrada gratuita. Os primeiros colocados em cada uma das categorias foram premiados durante a solenidade.


Na categoria Acadêmico, o primeiro colocado foi Íssison de Oliveira, com a tela “Velho com o Galo”, de 2015. O artista é natural de Arapiraca (AL), porém reside em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Lá, participou de diversas exposições coletivas, além de ministrar oficina de desenho para adolescentes e adultos no ateliê no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) local, onde também realizou a sua primeira exposição individual.

O segundo colocado na categoria Acadêmico foi Rogério Contrera Ramos, com a tela “Baiana”, de 2013. Nascido em Monte Alto (SP) e graduado em Educação Artística, com ênfase em Artes Plásticas, depois Pós-graduado em Arte: Comunicação Visual e Social pela Faculdade São Luis, em Jaboticabal (SP), Contrera tem participado de exposições desde 1997, além de ministrar palestras e workshops. A figura central do quadro premiado, feito com a técnica óleo sobre a tela, é uma mulher, vestida com indumentária do candomblé, um marco característico da mulher afrodescendente da Bahia.

O terceiro lugar da categoria ficou com a obra “Sapateiro”, de 2016, assinada pela artista plástica natural de Colinas (SP), porém moradora de Mogi das Cruzes, Luiza Kraus. O quadro, também em óleo sobre tela, faz um resgate a atividades profissionais que quase não são mais exercidas nos dias atuais. Como descreve a própria artista, “há um ar de aprendizado e de cultivo da transferência da arte aos mais jovens” na tela, que retrata uma criança manuseando ferramentas em uma sapataria. A artista é profunda admiradora da arte tradicional e participa de diversos projetos culturais, em especial aqueles que têm como foco a arte popular.

A menção honrosa da categoria Acadêmico foi para outra artista de Mogi das Cruzes: Olga Nóbrega, com a obra “Devoção”, de 2015, feita em acrílica sobre a tela. O quadro, assim como muitas das obras da artista, faz reverência à devoção do povo mogiano ao Divino Espírito Santo. Há mais de 50 anos, Olga Nóbrega marca presença no cenário das artes plásticas de Mogi das Cruzes, presenteando os apreciadores das artes com telas que retratam paisagens, casarios, capelas, igrejas, arte popular e cenas do cotidiano.

Outras quatro obras, sendo todas assinadas por artistas de Mogi das Cruzes, compõe a exposição, pela categoria Acadêmico. São elas: “Castelo Abandonado”, de Adellaide Swettler, “Negro 18”, de Jorge Solyano, “Pêssegos e Cerejas”, de Ju Bicalho e “Velho Pensador”, de Norberto Duque.

Já pela categoria Contemporâneo, os premiados foram Lilian Rosa, de São José dos Campos, com o quadro “Estrutura Orgânica II”, Mariana Vilela, de Ribeirão Pires, com a fotografia “Para Além do Espelho” e Sérgio Adriano Dias Luiz, de Joinville (SC), com a montagem fotográfica “Equilíbrio da Verdade – I e II”. A menção honrosa da categoria ficou com Betto Damasceno, que é natural de São Paulo, porém reside em São Bernardo do Campo e teve aprovado para o Salão de Artes a obra “Cidadão Caveira 3”.

Também estão presentes com obras no Salão de Artes pela categoria Contemporâneo as artistas Ana MarB, com a tela “Elementos III”, Bruno Aramaki Dantas, com a gravura “Comandante Josafá”, Tansi Telles, com a tela “Navegando pelas galáxias”, Corina Ishikura, com “Premissas”, Dalton Massamitsu Sesoko, com “Psique”, Xica Negra, com “Paisagem”, Ivan Hods, com “O Rinoceronte”, Castilho (João Castilho Neto), com “Mãos na Roda”, JCL (José Carlos Leonardi), com “Alcance do Infinito”, Juliana Matsumura, com “Vilarinho”, Raquel Queiróz, com “Vegetalidade II”, Marinalva Rosa, com “Mesa para Quatro”, Matheus Souza, com “9 de Espadas”, Maurício Chaer, com “Sandália”, Natália Lemes, com “Pintura Tridimensional” e Tati Cipoli, com “Enigma nº 10”.

O Salão de Artes deste ano presta homenagem ao artista plástico Darcy Cruz, que é natural de Avaí – SP e chegou a Mogi das Cruzes na década de 1950 e aqui construiu carreira de respeito, ganhando admiração por integrantes e adoradores das artes plásticas. A família do artista, que faleceu em 2007, compareceu à abertura do Salão de Artes e recebeu a homenagem em seu nome.

Neste ano, 44 artistas de todo o Brasil inscreveram 109 obras para participação no 3º Salão de Artes de Mogi das Cruzes. Foram recebidas obras de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri fica no piso térreo do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. O espaço fica aberto de terça a quinta-feira das 8h às 18h, às sextas-feiras e sábados das 8h às 22h e aos domingos das 10h às 14h. Mais informações pelo telefone 4798-6900. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi