Centro Cultural recebe a partir deste sábado encontros do coletivo Café Literário

Imprimir PDF

Neste sábado (18/03), o Centro Cultural de Mogi das Cruzes passa a receber um novo programa, que será realizado em caráter mensal. São os encontros do Café Literário, um coletivo que nasceu em janeiro de 2016, a partir da necessidade de reunir amigos que apreciam um bom café, regado a indicações de obras literárias, cinematográficas e televisivas.

O grupo, que até então promovia seus encontros em outros espaços, iniciou as atividades no ambiente virtual, fazendo uso das tecnologias sociais para propor discussões, trocar informações, dicas e análises de diferentes obras. Depois expandiu suas ações para reuniões presenciais e mensais, com o objetivo de promover a troca e o compartilhamento de leituras de temas pré-estabelecidos.

Hoje são 25 membros, incluindo pessoas de outras cidades, como Matão e Itatiba, no interior do Estado de São Paulo e também locais mais distantes, como Fortaleza. A maioria dos integrantes, contudo, é de Mogi das Cruzes.

Para cada encontro, há uma leitura indicada. Nas duas primeiras reuniões já realizadas neste ano, foram debatidas as obras “MacBeth”, de William Shakespeare e “O Vilarejo”, de Rapahel Montes. Já neste sábado (18/03), que será a estreia dos encontros no Centro Cultural, o livro a ser discutido é “Sissi, a Imperatriz Solitária”.

A obra, assinada por Alisson Pataki, narra a história da imperatriz do império Austro-Húngaro, Elisabeth, conhecida e amada por seu povo como Sissi. De beleza sem igual e grande vaidade, foi uma mulher à frente de seu tempo e posição social, ao buscar viver intensamente seus amores e suas escolhas pouco convencionais.

Ainda serão outros nove encontros até o final deste ano e todos já têm um livro pré-definido (veja a relação abaixo).

Todo encontro tem por objetivo discutir as obras literárias em suas diversas manifestações e suportes textuais, bem como propor análises interativas entre as obras, de acordo com o eixo temático norteador. Como resultado, os participantes ampliam suas respectivas bagagens culturais a partir do compartilhamento de ideias sobre livros, filmes, seriados de TV, além de exercitar a resenha literária.

O grupo incentiva o hábito da leitura e escrita crítica de textos verbais, não verbais e sincréticos e também a multiplicação de agentes leitores e da compreensão multicultural. Ele aplica e cria dinâmicas para integração dos diversos saberes e manifestações culturais, fazendo assim florescer a criatividade individual.

Na lista de metas do coletivo, consta a criação de um grupo de leitores e multiplicadores da leitura para atuar em benefício de um movimento cultural de leitores de signos, símbolos e significados que possa atuar, principalmente, junto aos grupos minoritários e mais marginalizados do cenário sociocultural.

O coletivo também planeja fazer reverberar esse movimento de discussão de ideias, ideais, conceitos e valores na sociedade local, de modo a ampliar a visão da juventude acerca do uso das redes sociais como ferramenta de acesso e produção cultural, bem como formar novos subgrupos de discussão, estudo e ação cultural.

O primeiro encontro deste sábado (18/03) acontecerá excepcionalmente às 14h. Já todos os demais serão a partir das 15h. Todas as reuniões do Café Literário têm entrada gratuita e são abertas a todos os interessados. Eles acontecerão no espaço Ilda Veri Lopes, no 1º andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde está a cafeteria do local.  (Lívia de Sá)

 

Datas do Encontro Livros a serem discutidos
21/01/2017 Macbeth/ A Megera Domada
18/02/2017 O Vilarejo
18/03/2017 Sissi, a Imperatriz Solitária
29/04/2017 O Iluminado
20/05/2017 O Morro dos Ventos Uivantes
24/06/2017 1984
22/07/2017 Precisamos Falar sobre o Kevin
19/08/2017 O Diário de Anne Frank
16/09/2017 Terra Sonâmbula
21/10/2017 Razão e Sensibilidade
18/11/2017 O Conde de Monte Cristo
16/12/2017 Metamorfose

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi