Roda de capoeira será realizada nesta quinta-feira em comemoração ao Dia do Capoeirista

Imprimir PDF


 

Nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, é celebrado em todo o Estado de São Paulo o Dia do Capoeirista. A data, que foi instituída pela Lei estadual nº 4.649, de 1985, será reverenciada em Mogi das Cruzes com uma atividade ao ar livre, em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. A partir das 20h30, o local vai receber uma roda de capoeira conhecida como “Aulão”, que será coordenada pelo capoeirista Alexandre Pereira (Formigão).

A atividade é gratuita e aberta a todas as idades. Dela podem participar praticantes, iniciantes, simpatizantes e todos os que demonstrarem interesse. Trata-se de uma iniciativa do capoeirista, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, em reconhecimento a essa importante prática esportiva e cultural.

A capoeira é uma das atividades esportivas mais antigas do país. Registros históricos apontam que ela surgiu no país com os escravos afro-brasileiros, em meados do século XVI, que tinham origem angolana e trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar. Por conta de sua representatividade, ela é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

O endereço oficial da atividade é Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro de Mogi. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi