Pinturas da Ordem Terceira do Carmo são tema de palestra da Jornada do Patrimônio 2017

Imprimir PDF



Historiadores, arquitetos, estudantes de arquitetura e o público em geral interessado em patrimônio terão, no dia 19 de agosto, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as pinturas existentes na Ordem Terceira do Carmo, um dos mais antigos e importantes templos religiosos do Centro Histórico de Mogi das Cruzes.

Neste dia, o pesquisador José Roberto Almeida vai apresentar a palestra “O Portal Para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”, que resulta de um trabalho de pesquisa por ele desenvolvido a respeito das obras de arte feitas no interior da igreja. A participação é gratuita.

Inscreva-se

A Igreja da Ordem Terceira (esquina entre as ruas São João e Otto Unger) tem sua construção datada de 1780. É, portanto, um exemplar que remete à história colonial não só de Mogi das Cruzes, como de todo o país. Ela se destaca justamente pela pintura de seu forro, de autor desconhecido, que também pintou templos como a Matriz da Candelária de Itú e as da Ordem Terceira do Carmo da Capital de São Paulo, caracterizando a pintura paulista do período anterior ao auge do café.

A igreja possui notável retábulo em madeira entalhada, no Estilo Barroco-Rococó. O forro da nave possui pinturas ilusionistas no estilo das igrejas barroco-mineiras. Também tem destaque a pintura do forro da sacristia, de estilo apurado, com detalhes de influência asiática. Tanto ela, quanto a Ordem Primeira, são exemplares do estilo barroco paulista, em que, diferentemente do barroco de Minas Gerais, o rebuscado fica na parte interna, não externa.

Durante a palestra, que acontecerá na própria Igreja, o pesquisador vai falar sobre as pinturais atuais e as anteriores, cobertas pelas atuais, além de mostrar os resultados de um trabalho detalhado de identificação das 17 personagens religiosas pintadas no forro da nave principal da Igreja. A atividade é voltada para pessoas com idade a partir de 16 anos e faz parte da Jornada do Patrimônio 2017, evento promovido pelo Governo do Estado e que pela primeira vez está sendo realizado também em Mogi das Cruzes. São 80 vagas no total e os interessados já podem se inscrever pelo link acima.

José Roberto Almeida é graduado em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes. Sua segunda graduação foi em Design Gráfico pela UNIP-SP. É pós-graduado em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP e História da Arte pela Faculdade Paulista de Arte. Fez vários cursos, dentre eles, Direção de Arte, na Belas Artes-SP, Barroco Internacional Brasileiro e da América Latina, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) e Cultura Greco-Romana, também no MAS, além de diversos cursos no Museu de Arte de São Paulo, MASP.

Mais informações pelo telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)

 

Serviço

Palestra “O Portal para o Invisível: Patrimônio, Pintura e Iconografia na Ordem Terceira do Carmo de Mogi das Cruzes”

Palestrante: José Roberto de Almeida

Quando: 19 de agosto de 2017

Hora: 14h às 16h

Local: Ordem Terceira do Carmo

Público alvo: historiadores, arquitetos, estudantes de arquitetura e público interessado em patrimônio

Idade: a partir de 16 anos

Vagas: 80

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi