Semana do Artista Plástico começa a ser celebrada neste sábado

Imprimir PDF



Para comemorar o Dia do Artista Plástico, que foi oficialmente celebrado em 8 de maio, o Grupo de Artes Frontispício, representado pelo artista plástico Zeti Muniz, e a Casa Ateliê Enzo Ferrara, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, irá promover, a partir deste sábado (26/05), a Semana do Artista Plástico, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

O projeto é composto por várias ações, começando por uma  exposição, em que artistas convidados da cidade trazem obras de alunos, e alguns trabalhos para pintar ao vivo. A exposição conta com a participação de artistas de outras cidades do Brasil, como Fátima Camargo, Helena Vasconcelos, Helena , Arivanio Alves, Willi de Carvalho, Carmela Pereira, Thiê, Dulce Martins, Helena Rodrigues, Con Silva, Elsa Farias, Erlei Pereira, Antonio do Rosario, Eliana Martins, Angela Rosa, Rosangela Politano, Eliana Maria Dos Santos e Ana Denise, além de obras surpresa de artistas da cidade e o projeto pintura viva.

O público poderá acompanhar as aulas de restauração e limpeza profunda em pintura em tela, 4° módulo da oficina de aquarela, além de ter um contato mais próximo com artistas da cidade pintando ao vivo, em técnicas que vão da Arte Acadêmica até a Arte Contemporânea.

No dia 29 e 30 de maio, período da tarde, o público poderá acompanhar uma visita cultural pelos museus, igrejas e praças do Centro Histórico, porém será uma visita diferente, em que os visitantes serão convidados a ver esses espaços pelo olhar das artes plásticas, observando pinturas em tela, forro, esculturas e patrimônios arquitetônicos da região do Centro Histórico.

No dia 29 de maio, às 19h, os artistas do projeto irão promover uma roda de conversa com o tema “O Futuro do Artista Plástico”. Serão convidados para compor a roda especialistas da área, representantes de museus, professores de arte, representantes de projetos artísticos de outras cidades e a população poderá participar, pois a roda é aberta para todos.

Já no dia 30 de maio, às 13h, haverá apresentação de dança cigana com a professora Dara Yohanna, que fará uma performance com várias apresentações de danças típicas.

As atividades de pintura ao vivo permearão toda a programação, acompanhando todos os eventos a serem realizados.

O Centro Cultural foi escolhido como palco para a realização desta semana comemorativa por representar uma grande conquista da classe artística e simbolizar a constante evolução das artes de Mogi das Cruzes. A ideia é que todos os visitantes conheçam a história do espaço e, como serão recebidos artistas de fora, os organizadores também planejam levá-los para conhecer um pouco mais do Centro Histórico do município.

Todas as atividades serão gratuitas e destinadas a profissionais ou amadores. O ateliê vivo ficará instalado na Galeria de Artes Wanda Coelho Barbieri, mas também podem se realizadas atividades ao ar livre, no calçadão ou Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros.

A qualquer momento dentro do evento, o público visitante ou crianças em grupos de a partir de cinco pessoas serão convidados a ouvirem e presenciarem histórias com desenhos.

PROGRAMAÇÃO

Toda a programação acontece no Centro Cultural e tem entrada gratuita

26/05 - [sábado]

9h às 12h - Oficina de Arte (IV módulo) Aquarela – Técnica de degrade paisagem

14h às 17h Limpeza Profunda e Restauração II – Tela de Tecido e outras técnicas

09h às 17h Pintura ao vivo com artistas convidados no Centro Cultural

Todas as sessões de pintura ao vivo serão feitas na galeria Wanda C Barbieri

28/05 - [segunda-feira]

9h às 17h - Pintura ao vivo com artistas convidados

29/05 [terça feira]

14h às 18h Tour Cultural I: Concentração no Centro Cultural a partir das 13h30

Saída para visitação às 14h

Itinerário: visita à exposição instalada no Centro Cultural, e ao Museu Guiomar Pinheiro Franco, Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá, no Casarão do Carmo, Conjunto das Igrejas do Carmo e Museu de Arte Sacra, Pinacoteca de Mogi das Cruzes.

Parada opcional para um café entre 18h e 19h até o início da Roda de Conversa

19h às 21h30 - Roda de Conversa (aberta ao público em geral)

Tema: O Futuro do Artista Plástico

Local: Sala Wilma Ramos, Centro Cultural de Mogi das Cruzes

30/05 - [quarta feira]

13h30 às 15h30 - Apresentação de Dança Cigana, com Dara Yohanna

A dança será na galeria Wanda C Barbieri

Tour Cultural II: Concentração no Centro Cultural a partir das 15h

Saída para visitação às 15h30

Itinerário: visita à Pinacoteca de Mogi das Cruzes, Praças do Centro Histórico, Beco da Lapa e Beco do Sapo

09h às 17h Pintura ao vivo com artistas convidados no Centro Cultural

01/06 09h - [sexta-feira]

17h - Pintura ao vivo com artistas convidados no Centro Cultural

02/06 - [sábado]

9h às 12h - Oficina de Arte (IV módulo) Aquarela – Anatomia – Rosto e Personagens

14h às 17h Limpeza Profunda e Restauração II – Tela de Tecido e outras técnicas

09h às 17h Pintura ao vivo com artistas convidados no Centro Cultural

A programação contará ainda com contação de histórias para crianças e outras atividades que envolvam os visitantes, sem horários prévio, dependendo apenas do número de pessoas que estiver no Centro Cultural.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi