Oficinas de teatro e cultura popular estão com inscrições abertas

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para duas oficinas, cujas aulas têm início na próxima semana e se estendem até o final do ano. Uma delas é a oficina “O Corpo em Cena”, do segmento de teatro e a outra é voltada para a prática da capoeira. A primeira acontecerá toda terça-feira até o dia 18 de dezembro e a segunda será toda quinta-feira até o dia 20 do mesmo mês. A participação é gratuita.

Os interessados devem procurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, sitiuado na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, número 360, de segunda a sábado, das 9h às 18h, solicitar e preencher o formulário de inscrição.

Cada uma das oficinas tem 20 vagas disponíveis e horários nos períodos da manhã e tarde. Para a oficina de teatro, os participantes devem ter idade entre 15 e 20 anos. Já a de cultura popular é voltada para qualquer pessoa com idade a partir dos 6 anos.

As atividades fazem parte do Laboratório Artístico Mogiano - LAM, um novo instrumento de fomento à cultura municipal, que tem por objetivo capacitar jovens artistas de Mogi das Cruzes. A meta do programa é potencializar os saberes e ofícios artísticos, oferecendo orientação técnica às condições de desenvolvimento profissional e acompanhamento de processos de produção, criação e execução de ideias.

Durante o Fórum Setorial de Teatro Estudantil e os ciclos de diálogos com a juventude, por meio do programa Diálogo Aberto, da Secretaria Municipal de Cultura, foram ouvidos mais de 2.000 jovens talentos que defenderam a aplicação de processos continuados de formação em arte e cultura, propondo políticas públicas que atendam as necessidades da juventude. O LAM, portanto, chega para atender a essa demanda.

A oficina de teatro “O Corpo em Cena”, ministrada por Daniele Santana e Matheus Borges, conduzirá os interessados a uma compreensão da presença do atuador em cena, abordando aspectos do teatro antropológico, além de elementos técnicos importantes de composição da encenação, sempre as terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

Já a segunda, de cultura popular, é voltada para a prática e vivência da capoeira sob o aspecto da oralidade e da preservação da memória, com jogos e a tradicional roda. Ministrada por Alexandre “Formigão”, do Herança Cultural, e Joaquim Pedro, o “Tico”, do Cordão de Ouro, abordará a prática e as histórias da capoeira como elemento de tradição desse patrimônio cultural.

Serviço

O Corpo em Cena

A partir do dia 02/10 todas as terças-feiras 

Manhã: 8h30 às 11h30

Tarde: 13h30 às 16h30

Idade: de 15 a 20 anos

20 vagas


Oficina de Capoeira

A partir do dia 06/09 todas as quintas-feiras até 20/12

Manhã: 9h às 11h

Tarde: 15h às 17h

Idade: a partir de 6 anos

20 vagas