Centro Cultural recebe encontro do programa Contexto Jovem neste sábado

Imprimir PDF

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes vai receber neste sábado um encontro do projeto Contexto Jovem, que é voltado a jovens que vão prestar vestibular e outros processos seletivos 

Neste sábado (06/10), das 14h às 17h, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes será palco para um encontro do projeto Contexto Jovem. Desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas e o Projeto Universidade, a iniciativa tem por objetivo trabalhar na formação de jovens, para facilitar o acesso deles às universidades públicas de qualidade.

Neste sábado, será apresentada uma aula espetáculo de História (da Idade Moderna até a Segunda Guerra), conteúdo este que está presente no vestibulinho da unidade de ensino, bem como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor responsável por ministrar o conteúdo é Renato Lemes Júnior e haverá também uma apresentação musical, com o músico Gui Cardoso.

A proposta do projeto é comprovar que a cultura é um componente ativo na vida do ser humano, o que a torna uma importante ferramenta educacional. Ele se desenvolve a partir da realização de espetáculos, aulas especiais, simulados e vivências, que nem sempre são trabalhadas no ambiente escolar.

Entre as ações iniciais do projeto, estão aulas espetáculo, que utilizam a arte como metodologia e a aplicação de simulados, para traçar um diagnóstico inicial. O princípio trabalhado é o de que saber de teatro, música, literatura e cinema é tão importante quanto saber de química, física, biologia, matemática.

A princípio, o Projeto Universidade tinha como objetivo ajudar os jovens no final do ensino fundamental a traçar um caminho que os levasse até a universidade, tendo a prova seletiva da Etec como uma das referências. Logo, contudo, identificou-se o problema da baixa escolaridade até mesmo em alunos de séries avançadas do Ensino Médio, o que elucidou a necessidade de se buscar ajudar de outros profissionais.

Assim nasceu a parceria com a Secretaria de Cultura e a possibilidade de levar a estes jovens mais do que o conhecimento formal. Isto é, a experiência de participar de espetáculos musicais, vivenciar manifestações de arte associadas a diferentes conteúdos pedagógicos e, em especial, da leitura de livros e da vida.

O projeto Contexto Jovem faz parte da política de formação para jovens, que se consolidou com a inauguração, no último sábado. da Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI). A partir de 2019, inclusive, ele deve ser levado às dependências da EEI.

A participação nos encontros é aberta e gratuita.

Instituição Parceira: INSTITUTO CRIARTE - Projetos Especiais I Soluções Criativas

 

CONTEXTO JOVEM apresenta:

Sábado, dia 06 de Outubro, das 14h às 17h, no Centro Cultural.

Aula espetáculo de História (da Idade moderna até a Segunda guerra)

Conteúdo para o Vestibulinho ETEC e para a prova ENEM.

Professor Renato Lemes Júnior. | Apresentação musical: Gui Cardoso.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi