Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim estreia a temporada 2019 no Theatro Vasques

Imprimir PDF


Nesta sexta-feira (10/05), terá início a distribuição de ingressos para a apresentação da Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim, que acontecerá no dia 17 de maio, a partir das 19 horas, no Theatro Vasques. Os interessados devem procurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, na área central, das 9h às 18h, exceto no domingo e na segunda-feira, em que o espaço não abre.

O espetáculo estreia a temporada 2019 da Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim, que é regida pelos maestros Nelson Ayres e Tiago Costa. O grupo da Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim interpretará peças de Thad Jones, Bill Evans, Jerome Kern, Maria Schneider, Moacir Santos e Tom Jobim.

Formada por 18 músicos da Orquestra Jovem Tom Jobim, a Big Band parte da obra de grandes compositores brasileiros, explorando um repertório versátil e inovador, com o objetivo de expandir as experiências artísticas dos jovens alunos.

Dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral, a Orquestra Jovem Tom Jobim tem uma sonoridade particular. Ao mesmo tempo em que se insere na tradição das orquestras de rádio e TV, também tem características muito peculiares e recentes. Além do jogo de cintura e polivalência dos grupos de antigamente, a Tom Jobim tem uma face contemporânea, fruto de um repertório formado majoritariamente por arranjos concebidos especialmente para o grupo.

No palco, alia-se a potência e expressividade de uma orquestra sinfônica (com naipes de cordas, madeiras e metais), à força e energia da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão). Dessa união, carregada de vitalidade, resulta um som distinto, uma pronúncia tipicamente brasileira da música de concerto.

Criado em 2001, durante o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o grupo de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim possibilita vivência orquestral erudita e popular aos bolsistas, por meio do resgate de obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, além de pesquisa e experimentação musical.

Toda sua programação, da escolha de repertório à dinâmica de ensaios, é realizada pensando na formação dos bolsistas. Os jovens músicos ensaiam e se apresentam com os solistas convidados, e usufruem de um rico intercâmbio de conhecimentos e vivências. A experiência completa – ensaios de alta intensidade, aulas com convidados que são referência em sua área, e exploração de um repertório versátil e inovador – proporcionam aos jovens músicos não apenas um aprimoramento técnico e estilístico, mas um conhecimento profundo do fazer musical.

Repertório

Thad Jones
Us (arr. Thad Jones)

Thad Jones
Tiptoe (arr. Thad Jones)

Bill Evans
Waltz for Debby (arr. Don Sebesky)

Jerome Kern
All The Things You Are (arr. Don Sebesky)

Maria Schneider
Hang Gliding (arr. Maria Schneider)

Moacir Santos
April Child (arr. Vitor Santos)

Moacir Santos
Nana (arr. Branco)

Spok e João Lira
Passo de Anjo (arr. Spok)

Antonio Carlos Jobim
Dindi (arr. Nelson Faria)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi