Oficina de iniciação fotográfica para mulheres recebe inscrições a partir de 2 de julho

Imprimir PDF


Aulas acontecem entre os meses de julho e agosto. Foto: reprodução Numen Produtora - Mulheres em Foco

O projeto “Mulheres em Foco” chega a Mogi das Cruzes com aulas gratuitas de iniciação à fotografia para mulheres. As aulas acontecem nos meses de julho e agosto no Centro Cultural de Mogi das Cruzes. Podem participar das oficinas mulheres (cis, não-binárias e trans) acima de 14 anos e a inscrição deve ser feita pessoalmente de 2 a 11 de julho no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, de terça-feira a sábado das 9h às 18h.

Serão duas turmas de oficinas de fotografia para mulheres em um total de 7 encontros por turma com aulas ministradas pela fotógrafa educadora Beatriz Ataidio. Cada turma terá 10 vagas e os equipamentos fotográficos serão fornecidos pelo projeto para serem utilizados pelas alunas durante as aulas.

O curso é direcionado para mulheres que tiveram pouco ou nenhum contato com a fotografia e é dividido em teoria e prática. Na parte teórica, será abordada a linguagem fotográfica através da apresentação de trabalhos autorais feitos por mulheres e o desenvolvimento do olhar com estudos sobre composição, enquadramento e luz. Nas aulas práticas, as alunas aprenderão os conceitos básicos da técnica fotográfica, como exposição, foco, white balance, tratamento de imagem e o funcionamento da câmera DSLR.

Erika Mayumi, fotógrafa e coordenadora pedagógica do projeto, explica que Mulheres em Foco tem a função de instigar o público feminino enquanto criadoras, abrindo um mundo de possibilidades. "A história da arte e da fotografia sempre foi injusta com as mulheres. Na sua maior parte, a mulher ocupa um espaço de objeto de inspiração para as obras de arte, mas não de agente criador. Precisamos equiparar as grandes fotógrafas do mundo aos grandes ícones da fotografia, e tornar as mulheres protagonistas ativas dessa arte que exige conhecimentos técnicos, tecnológicos, filosóficos e criativos”, afirma Mayumi.

Para Beatriz Ataidio, "ainda é muito difícil conhecer trabalhos de mulheres fotógrafas e, quando encontramos, percebemos que ainda falta representatividade. Quando falamos das mulheres no mercado  fotográfico, são poucas ainda que conseguem ocupar lugares diferentes das posições que somos colocadas, comparando a quantidade de fotógrafas que temos, então ter uma oficina como essa é de extrema importância. É uma forma de nos sentirmos mais seguras para apreender e nos colocarmos nessa posição de que podemos e devemos ocupar esses espaços. E para além da fotografia, a ideia de ser um grupo de mulheres já é algo muito lindo e maravilhoso! Vejo muita potência em isso ser uma rede de contatos, acolhimento e reconhecimento. Sinto que essas relações que podemos criar enquanto coletivo podem nos transformar e fortalecer no dia a dia. "

Ao final das oficinas, haverá um evento de encerramento onde o conteúdo produzido nas oficinas será exibido, compartilhando todo o processo de aprendizado e reflexivo que ocorreu no decorrer das aulas. Também será realizada a cerimônia de entrega dos certificados para as alunas das oficinas.

“Mulheres em Foco” é um projeto criado e executado pela Numen Produtora, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS) e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes e patrocínio do Atacadão. O projeto pretende estimular a reflexão das participantes sobre os diferentes papéis que representam na sociedade.

Serviço

Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes

Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes - SP

Inscrições gratuitas: Presencialmente de 2 a 11 de julho no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, de terça-feira a sábado das 9h às 18h

Oficinas:
Turma A: quarta-feira, das 18h30 às 21h30 | 17, 24, 31 de julho e 7, 14, 21 e 28 de agosto

Turma B: quinta-feira, das 18h30 às 21h30 | 18 e 25 de julho e 1, 8, 15, 22 e 29 de agosto

Mais informações: facebook.com/oficina.mulheres.em.foco

Instagram.com/ oficina.mulheres.em.foco

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi