Reunião com grêmios estudantis marca o início do programa Prefeito Jovem Mogi das Cruzes 2019

Imprimir PDF



O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta terça-feira (06/08), da reunião com grêmios estudantis, que foi realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O encontro marcou o início oficial do programa Prefeito Jovem 2019, que será dividido em duas etapas, começando por uma pesquisa de hábitos culturais do mogiano, a ser realizada pelos alunos dos grêmios.

“Esse projeto é uma maneira de aproximar os jovens da administração pública e, como sempre digo, para construirmos uma cidade melhor, precisamos da participação de todos. Parabenizo a todos que estão aqui, pois só o fato de vocês estarem participando de uma ação como essa já demonstra que vocês são jovens que querem dar uma contribuição e fazer um algo a mais. Pessoas assim estarão sempre mais preparadas para os desafios da vida”, destacou o prefeito.

Hoje os membros e representantes dos grêmios passaram por um treinamento, sobre como aplicar essa pesquisa, que foi conduzido pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. A pesquisa consiste em entrevistas, que terão de ser feitas com 20 alunos da escola, dez profissionais que trabalham na unidade de ensino e 20 moradores do entorno. Assim, cada escola vai entrevistar um total de 50 pessoas sobre hábitos de consumo e cultura. Todos terão até o dia 16 de agosto para finalizarem essa fase.

Já a segunda etapa consiste em uma ação solidária que cada grêmio terá que desenvolver, em benefício de uma entidade filantrópica do bairro ou, caso não haja, da cidade de uma forma geral. Essa ação deve ser registrada em um vídeo, de no máximo três minutos, que tem de ser divulgado no Youtube. O prazo limite para o vídeo ser divulgado é as 23h59 do dia 20 de agosto.

Os vídeos publicados passarão pela análise de uma comissão julgadora e vão render a atribuição dos cargos de Prefeito(a) (1ª colocado) e Vice-Prefeito (a) (2ª colocado) Jovem Mogi das Cruzes 2019. A comissão vai selecionar e divulgar no dia 23 de agosto a relação dos 15 melhores projetos. Já no dia 27 de agosto, das 8h às 11h, no Theatro Vasques, serão realizadas a apresentação dos 15 finalistas, seleção dos melhores e eleição de Prefeito(a) e Vice-Prefeito(a) Jovem.

“Esse processo é inovador, pois não se trata apenas de uma pesquisa. Estamos abrindo um verdadeiro diálogo com a juventude. Nem sempre os gestores sabem o que os jovens querem para a cidade, portanto é fundamental que ocorra essa aproximação e essa troca de informações. É um trabalho gratificante e bastante produtivo”, pontuou o secretário Mateus Sartori.

O programa Prefeito Jovem é uma parceria da Prefeitura com a Diretoria Regional de Ensino, que tem como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio e membros de grêmios uma experiência nos espaços de gestão pública, vivenciando o cotidiano de um prefeito e vice-prefeito.

A reunião com grêmios estudantis e início do programa Prefeito Jovem 2019 também contou com a presença do vice-prefeito, Juliano Abe e do coordenador pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, Vanderlei dos Santos, representando a dirigente, Araci Nunes Camargo. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi