9º Prêmio de Fotografia: anunciado vencedor da categoria Instagram

Imprimir PDF



A fotografia do artista Osmar Duarte foi a vencedora da categoria Instagram do 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes – 2020. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o tema é “Meu Olhar, Meu Lugar”, sobre o isolamento social e a visão dos fotógrafos de seus espaços de vida, abordando artisticamente os novos olhares, valores e significados da quarentena. O resultado final das demais categorias, que deveria ter sido divulgado em 5 de junho, foi adiado para o dia 18, devido a problemas técnicos no servidor da Prefeitura que impediram a análise das fotos inscritas online.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, ressalta que o objetivo do concurso é promover uma imersão artística neste momento tão peculiar, criando um registro histórico da atual situação.

A imagem vencedora mostra uma criança confinada numa espécie de caixa retangular transparente, com olhos fixos num smartphone. Em seu perfil na rede social Instagram, o artista comenta sobre a foto: “Neste período de quarentena, minha procura por uma fotografia que pudesse resumir meus sentimentos e impressões sobre o que estamos passando resultaram nesta imagem.”

No perfil da Secretaria Municipal de Cultura, onde as fotografias que concorriam ao prêmio foram postadas, a imagem vencedora obteve quase o dobro de curtidas da segunda colocada.

Além do tema, outra mudança no concurso fotógrafo deste ano, também em função da crise gerada pela pandemia, é que não haverá premiação em dinheiro, uma vez que a verba inicialmente destinada a este fim foi remanejada para apoio emergencial aos profissionais da arte e cultura da cidade que tiveram suas atividades paralisadas em função da quarentena (por meio da Movi.Ar - Mostra Virtual A Arte Não Esqueceu de Você).

O concurso foi aberto a fotógrafos profissionais e amadores de todo o território nacional. Porém, apenas para uma categoria cada, com exceção da modalidade Instagram, que foi livre para todos os participantes.

O prêmio é dividido em quatro modalidades: Prêmio Mogi de Fotografia 2020 (participantes com idade mínima de 18 anos); Prêmio Melhor Foto Mogiana, exclusivo a fotógrafos da cidade e que segue a restrição da idade mínima de 18 anos; Prêmio Jovem, destinado a participantes com idades entre 7 e 17 anos, e o Prêmio Instagram, de livre participação.

Nas categorias Prêmio Mogi de Fotografia 2020 e Prêmio Jovem haverá premiação com troféu para os primeiros e segundo colocados e também menção honrosa para quem ficar entre a terceira e décima colocação. Na categoria Melhor Foto Mogiana, a premiação vai apenas para os primeiro e segundo lugares. Por fim, na categoria Instagram, troféu apenas para o primeiro colocado.

Todas as fotografias inscritas passam por uma primeira etapa de habilitação e depois são enviadas para uma curadoria especializada, que faz a seleção dos vencedores com base nos seguintes critérios: estética, oportunidade, singularidade e qualidade de apresentação.

A entrega da premiação de todas as categorias será agendada posteriormente. As fotografias premiadas e com menção honrosa integração a mostra-coleção “Meu Olhar, Meu Lugar”.

Eventuais dúvidas sobre o 9º Prêmio de Fotografia de Mogi das Cruzes poderão ser esclarecidas mediante consulta eletrônica, pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo telefone/Whatsapp (11) 4798-6900

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi