Festival Cultura em Casa Mogi fomenta arte e presta apoio imediato a profissionais da cidade

Imprimir PDF



A partir desta sexta-feira (02/04), terá início o Festival Cultura em Casa Mogi, uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, que tem por objetivo prestar apoio aos artistas da cidade e, ao mesmo tempo, fomentar e dar visibilidade à cultura local. Serão 42 atividades e mais de 100 artistas contemplados, a partir de contratação direta. O festival vai se estender até o dia 25 de abril e contemplar segmentos como dança, música, cinema, literatura, arte-educação, ações formativas, mostras e saraus.

Confira a programação completa

A secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, explica que o festival foi uma alternativa adotada pela Secretaria, com o intuito de promover uma ação de apoio imediata aos artistas da cidade. A Secretaria se baseou em dispositivos legais já estabelecidos e que permitem a contratação direta de artistas, por tratar-se de um instrumento mais veloz do que editais de chamamento, por exemplo. Vale destacar que a Secretaria também vai lançar editais, porém a previsão é que isso aconteça no mês de maio, em função da tramitação que é necessária a todo tipo de edital a ser lançado.

Os artistas foram selecionados com base em uma série de critérios. Um deles foi a relação de demandas apresentadas durante o primeiro ciclo de encontros do programa Diálogo Aberto, realizada entre fevereiro e março deste ano. Foram 22 encontros no total, ao longo dos quais públicos e segmentos específicos fizeram suas manifestações, fornecendo assim elementos à Secretaria de Cultura, para a identificação do que a sociedade civil e a classe artística mais necessitam neste momento.

Após a identificação das principais demandas e, portanto, dos segmentos a serem atendidos nesta primeira ação, a Secretaria de Cultura passou a pesquisar, junto ao cadastro municipal, profissionais que atendessem a esse universo e estivessem em condições de serem contratados pelo município. Importante lembrar que, por força de lei, não é possível repassar recursos públicos a pessoas que estejam em situação de inadimplência.

Também foram levados em consideração critérios como descentralização e baixo ou não atendimento prévio em outros programas e ferramentas de apoio. Isto é, foi dada prioridade a artistas que, por ventura, ainda não foram contemplados em ações como PROFAC e Lei Aldir Blanc. O objetivo, como também explica a secretária Kelen Chacon, foi dar oportunidade a todos e fazer a seleção da forma mais igualitária possível.

Outro critério fundamental para a seleção foi a identificação daqueles que dependem exclusivamente de sua arte como forma de sobrevivência e estão, em função da pandemia, impedidos de trabalhar. “Se é uma ação emergencial, precisa emergencialmente atender quem vive de arte e cultura e não tem outro contrato formal. Este foi um critério muito claro, estabelecido desde o início, com o intuito de atender especialmente quem está mais fragilizado neste momento”.

O festival será inteiramente realizado de forma online. Todas as atrações serão transmitidas pelas páginas da Cultura Mogi no Facebook e Youtube, via plataforma de transmissão StreamYard. O meio escolhido atende às restrições sanitárias no enfrentamento à pandemia e reforça a mensagem de que as pessoas precisam estar unidas, porém em casa.

Mais informações sobre o Festival Cultura em Casa Mogi podem ser obtidas pelos telefones 4798-6900/6902/6903, pelo Whatsapp (11) 96567-0933 ou pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br


Selecionados - Festival Cultura em Casa Mogi

Adney José de Andrade

Alexandre Pereira

Aline Rodrigues

Amanda Araújo

Ariel Oliveira

Arthur Guimarães

Breno Pereira

Cadu Araújo

Carla Pozo

Daniel Cuba

Danilo Pierre

Eduardo Henrique Da Silva

Élida Strazzi

Erivelton Malta

Fabio Vicente

Fernando Novais

Italo Leal

Jefferson Paulo Moreira

Kaique Costa

Karen Santana

Leonardo Granado

Lilian Assis

Lívia Barros

Marco Guerra

Mariana de Souza

Nando Rodrigues

Paulo Betzler

Paulo Henrique (PH)

Roberta Coentro

Rodrigo Campos e Lethícia Galo

Rodrigo Góes

Rui Ponciano

Sandra Vianna

Sarah Key

Suellen Andrezza

Suzana Diniz

Thalita Benigno

Thiago Cardoso

Vital de Souza

Yrapoan Jr.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi