Projeto Patrimônio em Debate promoverá seis diálogos com transmissão online

Imprimir PDF



A partir da próxima terça-feira (17/08), a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Fomento e Patrimônio, vai realizar um ciclo de seis diálogos, que terão o patrimônio do município como o tema central. Denominado Patrimônio em Debate, o projeto vai se concretizar por meio de transmissões online, que poderão ser acompanhadas por todos os interessados, sem a necessidade de inscrições prévias.

As transmissões acontecerão por meio das redes sociais da Secretaria de Cultura - @culturamogi no Facebook e Youtube /SecCulturaMogi e todos poderão assistir livremente, bem como interagir pelas ferramentas de chat. O ciclo de diálogo se estenderá até o dia 21 de agosto e contará com a participação de diversos profissionais renomados.

O primeiro debate, às 19 horas da terça-feira (17/08), terá como tema “Retrofit: Intervenções em Prédios Históricos” e será comandando pelo arquiteto Ciro Pirondi, que é diretor da Fábrica Escola de Humanidades João Filgueiras Lima, além de doutor pela Universidade Politécnica de Barcelona e professor convidado desde de 2016 da Università luav di Venezia, na Itália.

Já na quarta-feira (18/08), também às 19 horas, será a vez do debate “Patrimônio Imaterial: Folias do Divino”, com o professor Josemir Ferraz de Campos e violeira Shirley Luzia Pereira. Ambos têm longo histórico de participação na festividade, que é uma das mais antigas e reconhecidas do município.

Na quinta-feira (19/08), o debate será sobre “Patrimônio Natural e Paisagismo: A Serra do Itapety”, com o médico veterinário Jefferson Leite e o diretor cinematográfico, Rodrigo Campos. Já na sexta-feira (20/08), o tema será “Mapas afetivos e os percursos narrativos da cidade”, com a especialista em Turismo, Debora Mello, a designer gráfica e pesquisadora, Mariana da Matta e a produtora cultural e arte educadora Beatriz Ataidio. Assim como os demais, o diálogo acontecerá às 19 horas.

No sábado (21/08), último dia do ciclo, serão duas ações. A primeira, às 9h, será uma oficina online, comandada por um voluntário da Associação Pró-Festa do Divino, que ensinará ao vivo o preparo do tradicional tortinho da Festa do Divino Espírito Santo.

Já às 14h, o especialista em História da Arte e Arte e Educação, Marcos Antônio Siqueira de Moraes, conduzirá todos os interessados em uma visita monitorada online às Igrejas do Carmo. Moraes trabalha há 20 anos no Complexo das Igrejas do Carmo e coordena o acervo do Museu das Igrejas do Carmo, onde também desenvolve um projeto de arte e educação.

“Nosso objetivo com esse ciclo de debates é falar sobre as várias vertentes do patrimônio histórico da cidade, a partir do compartilhamento da experiência de especialistas no tema. Assim, a proposta é levar mais conhecimento sobre a história e as riquezas materiais e imateriais de Mogi para os próprios mogianos e todos os demais interessados”, destaca o diretor de Fomento e Patrimônio da Secretaria de Cultura, Glauco Riccieli.

Mais informações sobre o projeto Patrimônio em Debate devem ser obtidas pelo telefone 4798-6910.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi