Cultura faz chamamentos para participação na 1ª Feira Literária de Mogi das Cruzes

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está com três chamamentos abertos, para participação na primeira edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes (FLIMC). São dois editais de seleção, sendo um para a Coletânea - Prêmio FLIMC de Poesia Estudantil, outro para a 1ª Coletânea FLIMC de Poesia, mais uma convocatória para artistas, grupos e coletivos que contribuam com a programação da feira a partir de espetáculos, shows e saraus.

Os dois primeiros editais receberão inscrições até o dia 15 de setembro e os interessados devem se inscrever por meio eletrônico, na aba editais do site da Secretaria de Cultura. No caso do Prêmio FLIMC de Poesia Estudantil, serão selecionadas 50 poesias inéditas de autores e autoras mogianos, que sejam estudantes matriculados no ensino Fundamental ou Médio.

O tema da coletânea de poesia estudantil é “A mulher como protagonista na literatura brasileira ontem, hoje e sempre” e, após a seleção das poesias, ela será publicada pela Secretaria nos formatos e-book, livro impresso e/ou audiolivro. A solenidade de premiação e lançamento acontecerá em data, local e horário a serem definidos.

No caso do chamamento para participação na 1ª Coletânea FLIMC de Poesia, serão selecionados 50 poemas inéditos, com o mesmo tema – “A mulher como protagonista na literatura brasileira ontem, hoje e sempre”. Para esse edital, os participantes podem ter qualquer idade, porém é indispensável que eles estejam no Cadastro Municipal de Artistas e Profissionais de Arte, Cultura e Turismo, com 100% de preenchimento das informações obrigatórias.

As poesias inscritas deverão ser inéditas, originais e não podem ter sido previamente publicadas ou premiadas em qualquer outro concurso. A seleção para os dois editais se dará em duas etapas (habilitação e seleção) e a previsão é que os resultados finais sejam publicados no dia 3 de outubro.

Já a convocatória, também disponível para consulta e inscrição no site da Cultura, visa a contratação direta de artistas, grupos e coletivos de arte e cultura, que contribuam com as atividades e com a programação da FLIMC. Neste caso, as inscrições ficam abertas até o dia 28 de agosto.

Serão selecionados cinco projetos, sendo três saraus e dois espetáculos/shows e cada um receberá R$ 2 mil. As modalidades das ações culturais devem estar alinhadas à temática da FLIMC, portanto devem aludir a temas como a mulher na literatura, mulher preta, literatura e oralidade, literatura brasileira e/ou literatura e sociedade contemporânea.

A seleção será feita por uma comissão, que levará em conta critérios como temática, originalidade, criatividade e uso da linguagem. A previsão é que os resultados finais sejam publicados no começo de setembro.

A 1ª Feira Literária de Mogi das Cruzes será realizada de 18 de setembro a 3 de outubro. Ela emerge do encontro de anseios da classe artística pela difusão da produção local, com o propósito da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitora e um referencial na aplicação prática de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população.

A feira também tem como propósito promover a leitura, garantir a emancipação criativa e econômica de artistas, intelectuais e profissionais do universo do livro e da leitura e enaltecer a produção artística e cultural de Mogi das Cruzes, do Alto Tietê e da Grande São Paulo.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi