1ª Festa Literária de Mogi das Cruzes ganha um site e terá início neste sábado

Imprimir PDF



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de colocar no ar o site da FLIMC - 1ª Festa Literária de Mogi das Cruzes. O evento começará neste sábado (18/09) e vai reunir, até o dia 3 de outubro, saraus, palestras, encontros literários, workshops, mesas de debate, apresentações artísticas e também uma feira literária. A programação completa está disponível para consulta no site e tudo será feito de forma online, pela página na Internet da FLIMC e também pelas redes sociais - Facebook e Youtube da Cultura Mogi.

Acesse o site da FLIMC

A FLIMC acontecerá anualmente na cidade e foi construída de forma coletiva, a partir do diálogo entre poder público e sociedade civil. A ação emerge do anseio por políticas públicas na área de difusão de leitura e literatura, aliado à demanda da classe artística. O propósito da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é tornar Mogi das Cruzes uma cidade leitora e um referencial na aplicação prática de políticas públicas efetivas que garantam os direitos culturais e ampliem os horizontes da população.

A FLIMC também visa facilitar o acesso a obras literárias, a partir da prática de valores acessíveis entre o vasto mundo dos livros, dos escritores independentes e das editoras parceiras. A feira literária que integrará o evento oferecerá mínimo de 35% de desconto na aquisição de obras de editoras e autores parceiros.

O tema dessa primeira edição é “A mulher como protagonista na literatura brasileira: ontem, hoje e sempre”. Assim, a temática da FLIMC é o protagonismo da mulher na literatura, razão pela qual a festa tem como matronesse Maria Firmina dos Reis - matronesse é um termo adequado de patronesse, processo esse que é tema de estudos sociológicos e visa eliminar o viés patriarcal da palavra original.

A homenageada, Maria Firmina dos Reis, nasceu em 1822, no Nordeste, portanto no próximo ano será completado o bicentenário de seu nascimento. Ela foi uma das primeiras mulheres concursadas como professora no Brasil, fundou a primeira escola mista e gratuita do Maranhão e uma das primeiras do país e também foi a primeira mulher a publicar um romance antiescravagista, ainda durante o período em que a escravidão vigorava. Foi, portanto, uma pessoa extremamente arrojada e à frente de seu tempo.

Além do que, ela era de origem afrodescendente, o que também remete a um outro objetivo da FLIMC e da Secretaria de Cultura de forma geral, que é abordar as origens étnicas não brancas da sociedade mogiana, tema sobre o qual há pouca literatura disponível. Há também uma homenageada local, que é a poetisa e professora Eva Rocha.

Toda a programação, logo, deriva da temática maior, que é o protagonismo da mulher na literatura, porém o evento como um todo também terá a participação de autores homens e obras assinadas por escritores do sexo masculino.

A FLIMC terá 16 dias de duração e o investimento da Secretaria de Cultura no evento como um todo ficou abaixo dos R$ 30 mil. Mais informações pelo site ou pelo telefone da Secretaria de Cultura e Turismo, que é o 4798-6900.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi