Mercadão receberá MercARTE e comemora 56 anos no atual endereço

Imprimir PDF



O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes passará a receber a partir desta quarta-feira (15/09) o MercARTE, uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura e Agricultura, que vai se concretizar por meio de um trabalho de grafite e também uma exposição de artes plásticas. O objetivo é requalificar o prédio, que é histórico e emblemático para a cidade. A atividade também celebra os 56 anos do espaço no atual endereço.

A grafitagem foi feita por Bozer Cruz, que assina outras obras em espaços municipais. O trabalho foi feito na rampa que dá acesso ao segundo piso do Mercadão e também em três pilastras do espaço público. Já na área central do centro comercial serão instalados fios de aço, que vão sustentar quadros e fotografias de artistas mogianos. Será, portanto, uma exposição suspensa. 

A mostra contará com obras de arte, todas selecionadas entre a partir da Lei Aldir Blanc.  A intervenção como um todo foi concebida em conformidade com a paisagem local, visando tornar o Mercado Municipal e a área central da cidade mais atrativos para todos que os visitam, além de fomentar e dar visibilidade à produção artística local.

“Todas as ações visam ampliar o repertório cultural e o acesso à cultura dos munícipes e também movimentar o espaço, incentivando o comércio e tornando a estada do consumidor mais agradável”, destaca a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.
O Mercadão é o mais tradicional e importante centro de compras de gêneros alimentícios e insumos gastronômicos da cidade. Sua história começou em 1858 no Largo da Catedral de Sant´Anna. Em 1892, um novo prédio foi construído na quadra formada pelas ruas Coronel Souza Franco, Prof. Flaviano de Mello, Presidente Rodrigues Alves e Manuel de Souza Mello Freire, espaço onde atualmente fica o Mercado Municipal.

Em 1912, o prédio foi ampliado, passando a ocupar todo o terreno dessa quadra, porém com um pavimento apenas. O novo prédio com o mezanino foi inaugurado em 1º de setembro de 1965, após três anos de construção. A unidade é administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes. O espaço possui como vocação a difusão da diversificada produção local (frutas, verduras, legumes, fungicultura e flores) e é referência para o turismo gastronômico, rural e cultural da cidade.

Atualmente, o Mercadão possui 108 boxes. São comércios, destinados à garantia do abastecimento com a venda a varejo de gêneros alimentícios de todos os tipos, produtos agrícolas variados (flores, artesanato de bambu, ervas medicinais) e insumos gastronômicos, como panelas, temperos, condimentos e grãos. 

O espaço também se destaca pela venda de insumos para a agricultura, produtos para animais de estimação e a oferta de serviços, como cabeleireiro e o conserto de relógios.  A gastronomia da cidade também está presente com deliciosos pastéis, bem como outras saborosas opções de comidas preparadas.

O Mercado Municipal de Mogi da Cruzes foi inaugurado em 1º de setembro de 1965 e ainda O Mercado Municipal de Mogi das Cruzes fica na rua Coronel Souza Franco, 440, no Centro. O telefone da Secretaria de Cultura para mais informações é o 4798-6900.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi