Secretaria da Cultura anuncia novidades para 2009

Imprimir PDF
 
 

Um dos mais bem-sucedidos projetos municipais, o “Canarinhos do Itapety”, continuará com seu formato habitual este ano. Cultura prepara novidades

 
O secretário de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, José Luiz Freire de Almeida, anunciou nesta quinta-feira (29/01), em entrevista coletiva, as novidades para o ano de 2009. Uma delas é o programa “Cultura de Canto a Canto”, que levará atrações artísticas e culturais a diversos pontos da cidade, fundamentado em quatro pilares de atuação.

O primeiro é o “Arte vai à escola”, que realizará apresentações nas escolas da cidade, além de levar as crianças a visitas monitoradas ao teatro. O “Arte vai ao bairro” proporcionará oficinas culturais nos bairros, abrigadas por igrejas ou associações de moradores, por exemplo.

Já o “Arte vai à praça” colocará bandas e músicos de diversas vertentes em praças do centro da cidade e seus distritos. Por fim, o “Arte vai ao parque” levará uma grande apresentação cultural mensal ao Parque Centenário.

Um dos mais bem-sucedidos projetos municipais, o “Canarinhos do Itapety”, continua com seu formato habitual. E há ainda uma novidade para 2009: o projeto “Mogizinho”, que atuará em modalidades como teatro, dança e artes plásticas em diversos bairros da cidade, ainda a serem definidos.

“Esses projetos seguem a linha do Plano de Governo – Gestão Participativa do prefeito Marco Bertaiolli, que é democratizar a cultura em Mogi das Cruzes. São iniciativas que vão levar atrações a todos os cantos da cidade, inclusive aqueles mais distantes, que têm poucas oportunidades de vir ao centro para apreciar os espetáculos”, explica o secretário de Cidadania e Ação Social, José Luiz Freire de Almeida.

Regulamentos
O secretário também anunciou que está prevista para a primeira semana de fevereiro a publicação dos regulamentos para participação nos projetos. O texto especificará as necessidades da Secretaria para as apresentações, e todos os artistas poderão se inscrever.

O credenciamento incluirá também os artesãos interessados em exibir seu trabalho nas praças da cidade. Serão 30 barracas na Praça Osvaldo Cruz, 24 no varejão da Cobal, 10 em Jundiapeba e cinco em Sabaúna, com, no máximo, dois artesãos em cada.

Outro regulamento a ser publicado no mesmo período definirá os procedimentos necessários para o agendamento para apresentações nos espaços culturais de Mogi das Cruzes – Theatro Vasques, Ciarte, museus dos Expedicionários e Guiomar Pinheiro Franco, Casarão do Carmo e Biblioteca Municipal.

“Cada um desses espaços tem características próprias e abriga determinada modalidade artística. E isso será observado no momento do agendamento para as apresentações”, finaliza o secretário. (LRR)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi