"Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução" abre as exposições da galeria Wanda Coelho Barbieri

Imprimir PDF



A exposição "Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução" entra em cartaz no novo endereço da galeria Wanda Coelho Barbieri - que a partir desta terça-feira (23) passa a ocupar o hall de eventos da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Com entrada franca, a mostra reúne obras de alunos da rede pública de ensino que participaram 1ª edição da Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (Olimc), com o objetivo de incentivar a descoberta do processo de criação cultural, além de valorizar os talentos artísticos dos jovens mogianos.

A secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, destaca que a ação retoma as atividades tradicionais da galeria ao mesmo tempo em que incentiva a criação artística de jovens da rede pública de ensino. "Reabrir a galeria Wanda Coelho Barbieri com obras desenvolvidas pelos participantes da Olimc no ano passado é pavimentar uma ponte entre a tradição de expor o talento de Mogi e região nas artes visuais, e o desafio instigante de relevar novos potenciais artísticos da nossa região. A vinda da galeria para o hall do prédio sede da Prefeitura de Mogi vai dar uma visibilidade especial a esse encontro", acrescenta a secretária.

A exposição é o resultado do trabalho dedicado e criativo de jovens artistas, que empenharam tempo e esforço para expressar suas visões e emoções por meio de diversas formas de arte e destacaram-se na primeira edição da Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (Olimc), que teve como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta exposição, são apresentados alguns dos representantes da nova geração de artistas da região, buscando estimular sua conexão com a cena artística da cidade e do todo o Alto Tietê.

Desta forma, o público poderá apreciar as obras de Matheus Henrique Ribeiro da Silva, da Escola Estadual Professora Rosa Maria de Souza, de Salesópolis, com Retratos do meu cotidiano, que traz uma série de pinturas sobre tela, a partir de uma paleta de cores oníricas, que capturam com sensibilidade e primor lugares e situações de seu cotidiano.

Também poderão ser vistos os trabalhos de um grupo de alunos da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg, do Jardim Santa Tereza, em Mogi das Cruzes, formado por Lucas Gomes da Silva Costa, Raissa Marsulo Remédio, Alexsandro Matheus Freitas Ribeiro, Pedro Henrique de Sousa Sevilha, Lian Jorge da Silva de Paulo e Melissa Domingues Pacheco, que apresentam a obra Cultivando arte para nutrir o mundo, exposição que convida o público a embarcar em uma jornada fotográfica pelo bairro, para desvendar o cotidiano dos moradores e suas relações com a comida.

Com essa primeira mostra, a Galeria Wanda Coelho Barbieri voltará a ter uma programação continuada de exposições de artes visuais em diversos suportes e técnicas, como pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e outros. Serão apresentadas exposições produzidas em contrapartida às leis de incentivo e fomento, iniciativas apoiadas por instituições parceiras, mostras selecionadas em edital e projetos de artistas convidados.

Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes (Olimc)

A Olimc é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com o apoio da Diretoria Regional de Ensino da Secretaria Estadual de Educação. A proposta é estimular os interesses culturais do público escolar e incentivar a descoberta e valorização de talentos artísticos. O evento proporciona uma vitrine das artes produzidas por estudantes de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

A Olimc 2023 tratou dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da ONU, que busca promover ações em prol de um mundo mais justo, igualitário e sustentável. A partir dessa temática, a Olimc dos ODS teve como missão envolver os estudantes em discussões e atividades que visam a conscientização e a busca por soluções para os desafios globais.

Foram inscritas propostas de apresentações artísticas dos segmentos de artes visuais, audiovisual, circo, criação e apresentação literária, dança, música, patrimônio histórico e teatro, vindas de escolas do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série) e do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Em 2024, a nova edição da Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes vai abordar o tema Inclusão e Paz.

Serviço
(Programação sujeita a alterações)
Exposição "Raízes e Asas: o legado artístico de Mogi em evolução"
Data: de 23/4 a 5/5/2024
Local: Galeria Wanda Coelho Barbieri, no hall de eventos da Prefeitura de Mogi das Cruzes (Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 277 - Centro Cívico)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada franca

 


Página 1 de 242



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi