Aviso

Imprimir

Museu Mogiano

Mapa

Endereço: Rua José Bonifácio, 516 - Largo do Carmo - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-070


O primeiro Museu Mogiano foi criado com a Lei nº 30 de 05 de junho de 1948. Inicialmente, a instituição ocupou diferentes locais da cidade até ser estabelecida, na década de 1960, no pavimento superior do Cine Urupema, junto à então Biblioteca Municipal.

Na década de 1970, por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o museu passou a se chamar “Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá”, e, nos anos 1980, foi transferido para a Prefeitura Municipal.

Atualmente, encontra-se localizado no Casarão do Carmo, com o resgate de sua nomenclatura original, Museu Mogiano. O acervo possui uma variedade de objetos, utensílios domésticos e mobiliários do século XVIII e XIX, que proporcionam ao visitante conhecer os antigos costumes e modos de vida do município.

O espaço cultural abriga também a Bandeira da Câmara Municipal do século XVIII e a Bandeira Imperial. O local apresenta ainda exposições itinerantes, além das coleções que contribuíram para a história de Mogi das Cruzes.

{gallery}equipamentos/visconde{/gallery}


FUNCIONAMENTO

Terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Sábado, das 9h às 12h
Entrada gratuita


LEI

Lei nª 6.895/2014: Institui o Sistema de Museus do Município e cria o Fundo do Sistema de Museus do Município

CONTATO

Rua José Bonifácio, 516 - Largo do Carmo, Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-070
Telefone: 11 4798-6900
Agendamento:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


MUSEU VIRTUAL

Clique AQUI para acessar o Museu Virtual.