Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação: 06/06/22

Evento 

  Título: Workshop ProAC 2022 - Aspectos da Produção e Projetos Culturais

  Data: 06/06/22

  Horário: 09:30 - 17:00

  Segmento: Workshop

  Ingresso: Gratuito

  Recomendação: 16 anos

 


Local

Mapa

Auditório Tufi Elias Andey - Câmara Municipal

Endereço: Av. Ver. Narciso Yague Guimarães, 381, Centro Cívi, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08780-000

 


Descrição

WORKSHOP: ASPECTOS DA PRODUÇÃO E PROJETOS CULTURAIS 

Coordenação: Ivan Montanari
das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Seleção: Por ordem de Inscrição
Indicação: maiores de 16 anos
Local: Auditório Tufi Elias Andery - Câmara Municipal
INSCREVA-SE AQUI

Voltado para produtores, artistas e demais interessados, o workshop tem como objetivo apresentar, de forma panorâmica, aspectos da produção cultural: relação entre cultura, arte e mercado; mecanismos de incentivo à cultura; concepção de um projeto: ideia, escrita, formatação e apresentação de um panorama das formas de financiamento de projetos culturais (públicas, privadas e coletivas – crowdfunding), com aprofundamento nos principais mecanismos públicos, como o ProAC – ICMS e Editais. Será apresentado, também, um panorama da fase de realização: pré produção, contratação, execução, divulgação, registro, clipagem, relatório e prestação de contas.

Voltado para gestores públicos da área de cultura, conselheiros de cultura e agentes culturais da sociedade civil, o workshop apresenta, de forma panorâmica os tópicos: conceito de cultura e panorama geral das políticas culturais no Brasil; Sistema Nacional e Sistemas Municipais de Cultura - incluindo planos de cultura, fundos de cultura e planejamento orçamentário; Sistemas de Informações e Indicadores Culturais; implementação de mecanismos de financiamento a projetos culturais - editais e chamamentos públicos, incluindo embasamento legal, critérios e possibilidades de avaliação, cronograma, relatórios e prestação de contas.

Ivan Montanari é mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP, especialista pósgraduado em Gestão e Políticas Culturais pela Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona (Espanha) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). Em Bragança Paulista, foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo (2016) e Chefe da Divisão de Cultura (2014 – 2016). Foi Agente Mobilizador Cultura Viva no programa de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo em 2018. Atualmente, é consultor em políticas públicas e gestão cultural, trabalhando na construção e análise de políticas públicas, editais e projetos culturais, e ministra cursos de formação na área de gestão e políticas culturais desde 2011.



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi