Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação: 13/09/21

Evento 

  Título: Oficina Pontos MIS - Animação Stop Motion: Origami, com Marta Russo

  Data: 13/09/21

  Horário: 16:00

  Segmento: Cinema

  Ingresso: Gratuito

  Recomendação: 10 anos

 


Local

Mapa

Evento online

Endereço: Evento online, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08700000

 


Descrição

Oficina Pontos MIS -  Animação Stop Motion - Origami, com Marta Russo
AO VIVO via Zoom
Inscrição: clique aqui
Vagas: 50 por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: a partir de 10 anos
Público-alvo: Interessados no tema; recomendado para crianças maiores de 10 anos; professores.
Horário: segunda (13/09), quarta (15/09) e sexta (17/09), das 16h às 18h

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina

O stop motion é uma técnica de animação que permite animar objetos através de uma sequência de fotos tiradas de um mesmo ponto onde o objeto é movido   em diferentes posições possibilitando assim a ideia de movimento.
Podemos usar vários materiais para se fazer uma animação stop motion; massa de modelar, areia, objetos, papel, silhuetas, etc.

A proposta desta oficina é produzir filmes de stop motion  com papel e para isso vamos confeccionar Origamis para a criação de personagens e cenários.

ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".

O participante da oficina entrará nesse universo mágico dos origamis onde será possível criar seres e objetos com as dobras geométricas de um pedaço de papel sem ter que cortá-lo ou colar. E depois com uso do celular e aplicativos gratuitos de animação será possível realizar filme de stop motion.


Objetivo

Proporcionar aos participantes o contato com um elemento importante da cultura japonesa que é a confecção de origamis e suas origens;

Desenvolver a expressividade artística e de comunicação;

Promover o protagonismo incentivando os a produzir seus próprios filmes;

Contribuir para o desenvolvimento de habilidades como: concentração criatividade, planejamento, trabalho em grupo e senso estético;

Ensinar e proporcionar a participação no processo de realização de um vídeo de animação  nas suas etapas principais; roteiro, storyboard, produção, filmagem e edição.


Cronograma

Primeira aula:
Será apresentada a técnica do origami; sua origem, um pouco da história e o passo a passo para a confecção dos origamis.

Segunda aula:
Vamos falar sobre a técnica do stop motion: os princípios da animação, brinquedos ópticos, processo de produção e uso do aplicativo gratuito Studio Stop Motion.

Terceira aula:
Edição e finalização (uso de aplicativos de edição de imagens e som).


Sobre a professora

Marta Russo é formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Ministra oficinas de animação stop motion do Programa Pontos MIS (Museu da imagem e do som).
Desde 2001 realiza oficinas de animação em escolas, SESCs, museus e Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual (stop motion) e Educação Midiática para professores da rede municipal de São Paulo SME. Apresentou trabalho " Stop Motion : comunicação, arte protagonismo e ludicidade " no Congresso Internacional dos Direitos da Criança" Participación, políticas sociales y protección de la infancia -Espanha.



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi