Título: Museu Catavento: Ciência que vai até você
Data: 23/06/26 - 27/06/26
Horário: 08:30 - 17:30
Segmento: Outros
Ingresso: Gratuito
Recomendação: Livre

Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro
Endereço: Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-180
Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes
A 2ª edição do projeto “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, integrante do programa CultSP na Estrada, chega a Mogi das Cruzes entre os dias 23 e 27 de junho de 2026, com visitação gratuita na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no Centro. A iniciativa é promovida pelo Museu Catavento, vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e conta com patrocínio master da Shell e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura.
A carreta funciona como um museu itinerante de ciências, oferecendo uma área expositiva de 60 m² com experimentos interativos, oficinas educativas e atividades voltadas à divulgação científica. Entre as atrações estão o Gerador de Van de Graaff, uma bicicleta geradora de energia, uma maquete do núcleo da Terra e experiências relacionadas à física, química, biologia e geografia.
O projeto teve início em 2025, já passou por 43 cidades e atendeu mais de 47 mil pessoas. Nesta nova etapa, a carreta percorrerá 74 municípios paulistas até março de 2027, ampliando o acesso à cultura e à ciência em regiões do interior, litoral e Grande São Paulo.
Em Mogi das Cruzes, o atendimento ao público ocorrerá das 8h30 às 17h30, com oficinas educativas realizadas nos períodos da manhã e da tarde. O circuito de visitação dura cerca de 25 minutos, com grupos de até 20 pessoas por sessão e acompanhamento de educadores especializados.
A ação reforça a política estadual de descentralização cultural, levando experiências científicas e educativas a municípios com menor oferta de equipamentos culturais e promovendo parcerias com instituições locais.
