Mateus Sartori, Antonio Claudio Chamorro e Ubirajara Nunes foram até o prédio da Corporação Santa Cecília nesta quinta-feira e conversaram sobre as ações de recuperação
A Secretaria Municipal de Cultura fechou uma parceria com a empresa Topus Terra para a recuperação da fachada da sede da Corporação Musical Santa Cecília, localizada na rua Dr. Corrêa. A Topus Terra fará o trabalho gratuitamente, incluindo itens como reboco, pintura e esquadrias. Nesta quinta-feira (10/04), o secretário Mateus Sartori e o empresário Antônio Cláudio Chamorro, da Topus Terra, estiveram no imóvel e discutiram os detalhes da iniciativa.
“Foi um prazer receber esta manifestação da empresa, interessada em ajudar na recuperação do imóvel. Providenciamos o levantamento arquitetônico do edifício e entregamos ao Antonio Cláudio hoje. Além disso, fomos ao local e ele já listou as ações básicas que serão realizadas. Aquela região do Carmo abriga prédios de grande importância histórica e cultural para o município. É muito bom observar que existem pessoas e empresas que se preocupam em investir nesta área”, explicou Sartori.
Durante a visita ao prédio, Chamorro observou que a estrutura está em boas condições, mas que os revestimentos necessitam de recuperação. O técnico da Divisão de Museus da Secretaria de Cultura, Ubirajara Nunes, também participou da reunião e explicou que, por se tratar de um edifício de interesse histórico, a recuperação passará por apreciação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Eu estava passando por aqui, observei o estado do prédio e entendi que seria importante uma ação de recuperação, afinal trata-se de um imóvel histórico”, disse Chamorro. Ele disse que uma equipe da empresa trabalhará no prédio e as necessidades mais urgentes serão solucionadas: “O prédio a princípio está bom, mas uma revitalizada vai contribuir muito para a melhoria do aspecto”, frisou.
Sartori explicou que a Secretaria de Cultura cuidará da tramitação da obra junto aos órgãos ligados ao patrimônio histórico – nos níveis municipal, estadual e federal – e também providenciará, junto às secretarias competentes, questões como orientação de trânsito e o acompanhamento da rede elétrica durante as obras. (MAS)