Expo Mogi 2014 acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro e terá atrações como Capital Inicial, Só Pra Contrariar, Palavra Cantada e Wanderléa
O prefeito Marco Bertaiolli participou, na manhã desta segunda-feira (09/06), da solenidade de apresentação da Expo Mogi 2014. A festa, que todos os anos é feita em comemoração ao aniversário da cidade, acontecerá entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, quando Mogi das Cruzes completa 454 anos de fundação. Em parceria com a Associação Comercial do município, o evento vai mesclar feira de negócios com shows musicais, praça de alimentação e artesanato.
No que compete à Associação Comercial, haverá 108 estandes para exposição de agronegócios, comércio, indústria e serviços, numa área total de 2.500 metros quadrados. Neste ano, para melhor atender as demandas dos expositores, a ACMC criou um novo corredor com estandes menores, de 2 m x 2m. Haverá ainda espaço para cinco outlets, que vão comercializar durante os quatro dias de festa.
A praça de alimentação, assim como já era feito em outros anos, será 100% utilizada por entidades socioassistencialistas do município, que serão selecionadas pelo Fundo Social de Solidariedade. Serão 16 estandes que ficarão à esquerda do público que entra na festa pela Avenida Cívica. As entidades não pagam pela estrutura das barracas e ficam com toda a verba proveniente da venda dos itens alimentícios.
A Feira Mogi Feita à Mão será instalada no espaço interno do prédio, onde tradicionalmente é servido o afogado da Festa do Divino Espírito Santo. Ali deverão atuar 53 artesãos, mais outros artistas plásticos que atendam ao chamamento público, a ser realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Este é a parte da festa também conhecida como Feira de Artes e Flores, pois, além dos artistas, deve haver ainda exposição de flores e orquídeas.
O palco principal seguirá as características de anos anteriores, com dimensões de 16x X 18m e por ele passarão as bandas Capital Inicial, Só Pra Contrariar, o grupo Palavra Cantada e, no último dia, a cantora Wanderléa. No domingo (31/08), o Palavra Cantada divide o palco com a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e também com o coral de mil vozes, do projeto Canarinhos do Itapety. Por isso novamente serão montados dois blocos de arquibancadas, mais um pequeno bloco em frente ao palco, para o coro de referência (alunos mais experientes).
“Agradeço novamente à parceria da Associação Comercial na organização deste, que já se tornou mais um evento tradicional na agenda cultural do município. A Expo Mogi é um evento interessante porque agrada todas as partes envolvidas, desde os comerciantes, indústrias até artesãos, agricultores, as entidades e o público em geral. Buscamos, aliás, promover a cada dia um espetáculo para um público específico”, declarou o prefeito, Marco Bertaiolli.
O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, explica que a seleção dos artistas de renome foi feita pensando justamente na diversidade do público. “Sempre procuramos oferecer algo para os jovens, algo para a família e algo para a terceira idade. Para nos auxiliar na escolha do nome que agradaria a terceira idade, por exemplo, fizemos uma pesquisa informal junto à Coordenadoria Municipal do Idoso”, explicou.
A Expo Mogi 2014 terá entrada gratuita. Os shows também são gratuitos. (LMS)