O coreógrafo e videomaker paulista Alex Soares vai comandar, a partir das 20 horas, o espetáculo “Oroboro”, nesta sexta-feira no Theatro Vasques
Nesta sexta-feira (13/06) os aspirantes, profissionais ou apenas apreciadores da dança terão uma atração exclusiva no Theatro Vasques. Neste dia, estará na cidade o coreógrafo e videomaker paulista Alex Soares, que vai comandar, a partir das 20 horas, o espetáculo “Oroboro”. Aos interessados, basta chegar com uma hora de antecedência para a retirada de ingressos.
Nova criação de Alex Soares, a montagem teve sua estréia oficial em 28 de junho do ano passado, na Sala Olido, em São Paulo. Antes, em 2012, o projeto havia sido contemplado pela 13ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança (cidade de São Paulo). A proposta é incitar reflexões sobre a memória e seus desdobramentos entre a infância e a velhice.
Palavra de origem grega, cujo símbolo é representado por uma serpente que morde a própria cauda, Oroboro revela uma imagem sem começo ou fim. “É um palíndromo, uma palavra que pode ser lida em qualquer sentido, sem perder sua pronúncia e transmite a ideia de algo cíclico, o qual sempre remete ao início”, diz o coreógrafo.
A trilha é do contrabaixista Célio Barros, que procura evocar, por meio da música, lembranças escondidas. Em alguns momentos, é tocada ao vivo pela violoncelista Patrícia Ribeiro. “Alguns estudos científicos indicam que a música está associada às memórias mais vívidas de uma pessoa. Essa área do cérebro parece servir de centro que liga música conhecida, memórias e emoções”, afirma Soares.
O retorno à infância, as relações entre as memórias vividas, afetivas ou não, percorrem o tema da obra. Com tal premissa, Oroboro toca em questões da existência, como a presença e a ausência, que muitas vezes fogem ao controle. O espetáculo tem 60 minutos sem intervalos e indicação livre.
Ficha técnica do espetáculo Oroboro
Coreografia: Oroboro
Coreografia e direção: Alex Soares
Assistente de direção: Samuel Kavalerski
Preparadora de elenco: Paula Zonzini
Elenco: Paula Sousa, Natacha Takahashi, Caroline Zitto, Ícaro Freire, André Liberato, Adilson Junior
Trilha sonora: Célio Barros
Violoncelo: Patrícia Ribeiro
Figurino | Fotografia: Cassiano Grandi
Cenário: Múltiplo
Desenho de Luz: RossanaBoccia e Alex Soares
Operação de Som: Natalia Yuke