Novos membros do Conselho Municipal de Cultura tomam posse para o biênio 2015/2017

Imprimir PDF


Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura tomaram posse em solenidade nesta terça-feira. São 32 conselheiros, entre representantes do Poder Público e sociedade civil

O prefeito Marco Bertaiolli assinou, na tarde desta terça-feira (05/05), o decreto e termo de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, o Comuc, para o biênio 2015/2017. São 32 conselheiros, sendo 16 representantes da sociedade civil e de segmentos artísticos, escolhidos por meio de votação, mais 16 representantes do poder público. O órgão é responsável pela elaboração e condução da política cultural do município.

“A cultura em Mogi das Cruzes tem recebido uma atenção muito especial nos últimos anos, principalmente com a abertura de novos espaços para a cultura se manifestar e para os artistas locais poderem mostrar seu trabalho. É, portanto, um momento muito especial para a cultura, ainda mais porque muito em breve vamos ganhar mais um espaço assim, que será o primeiro centro cultural de Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito.

O centro cultural será instalado no prédio da praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, ao lado da praça Coronel Benedito Almeida. O imóvel acaba de passar por uma reforma, para se adequar à realização de intervenções artísticas e também ficar apto a para receber o público. Além de salas multiuso no primeiro e segundo pavimentos, o centro cultural vai abrigar, no terceiro andar do edifício, a Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Sant´Anna”. 

“Estamos trabalhando para que o centro cultural fique pronto no final de maio, em tempo da Virada Cultural, mas, se não for possível, ele será entregue no mês de junho. O Comuc vai ter um papel fundamental dentro da gestão deste novo centro cultural, que é o de chamar os artistas para terem acesso a este equipamento, que fica no coração da cidade, onde Mogi das Cruzes foi fundada”, acrescentou Bertaiolli, lembrando que, com as obras de renovação urbana e implantação de infraestrutura na área central do município, a praça Monsenhor Roque Pinto de Barros voltará a ter características de praça; com o passar dos anos, o local ganhou feições de via pública. 

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, destacou como conquista recente da área cultural a regulamentação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que vai permitir à pessoas físicas e jurídicas destinarem 20% do que pagariam ao município sob a forma de ISS e IPTU para projetos culturais da cidade. A previsão é que o mecanismo passe a ser utilizado a partir do segundo semestre deste ano. A Secretaria de Cultura vai iniciar agora um ciclo de capacitações com empresas e pessoas físicas interessadas em fazer uso da legislação.

“Aproveito para relembrar que a Secretaria Municipal de Cultura e toda a sua equipe, bem como sua estrutura, estão a plena disposição do Conselho, para que a gente trabalhe junto nesta construção”, conclui.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Jose Antonio Cuco Pereira, os vereadores Jean Lopes e Claudio Miyake, a presidente do Comphap, Ana Sandim e o conselheiro titular do COMUC pela Secretaria de Cultura, Ubirajara Nunes. (LMS)
 


     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi