Mogi das Cruzes promove Festival de Inverno a partir da próxima semana

Imprimir PDF

Mogi das Cruzes, cidade localizada a cerca de 60 km de São Paulo, realiza o 1º Festival de Inverno, entre os dias 10 de julho e 1º de agosto. Cercado pela Serra do Itapety, de um lado, e pela Serra do Mar, do outro, o município concentra uma das poucas reservas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. São aproximadamente 17 hectares, onde o verde se destaca e emoldura uma cidade que chega aos 450 anos de fundação, misturando desenvolvimento econômico e social, com crescimento sustentável e preservação da sua história.

Com quase 450 mil habitantes, Mogi das Cruzes sabe bem como manter vivas as suas tradições, tanto que possui uma das maiores e mais antigas Festas do Divino Espírito Santo do País, além de outros eventos promovidos pela colônia japonesa, como Akimatsuri e Furusato Matsuri. E agora, para marcar o aniversário de 450 anos, a Prefeitura de Mogi lança o 1º Festival de Inverno da Serra do Itapety, que acontecerá em dois distritos da cidade e também na área central.

Depois do lançamento oficial no dia 6 de julho, as atividades têm início no dia 10 de julho, em Taiaçupeba, conhecida como Distrito Natureza, em referência aos seus atrativos bucólicos. Fundado em 1927, é um daqueles lugarejos que mantêm ao centro da praça principal uma Igreja, bancos de alvenaria para uma longa ou curta conversa e uma praça onde todos se reúnem.

Mas Taiá, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores ou visitantes, é um dos maiores cartões postais de Mogi das Cruzes. Cravada em plena Serra do Mar, possui trilhas que podem ser percorridas a pé, de moto ou de bicicleta, além de belas cachoeiras e corredeiras para o deleite de quem busca aventuras bem diferentes daquelas enfrentadas no dia-a-dia das grandes cidades.

Além de muita música e artesanato, quem visitar Taiaçupeba no festival, que acontecerá no distrito até o dia 18 de julho, poderá também experimentar algumas delícias caseiras e típicas da cidade de Mogi das Cruzes. Entre eles, o Buraco Quente, que explicando bem é um pãozinho francês, sem miolo, recheado por uma bem temperada carne moída e molho. Também não faltarão os caldos, o pastel caipira e o yakissoba. Uma das atrações será a Rota do Cambuci, que além da tradicional pinguinha, vai oferecer também aos visitantes outras delícias desta fruta que se tornou conhecida pela mistura saborosa com aguardente.

E para alimentar a alma, o Festival de Inverno – Serra do Itapety reserva ainda uma vasta programação que começa no dia 10 de julho, em Taiaçupeba, e vai até o dia 18; depois, em 23 julho, o evento segue para Sabaúna, outro distrito bucólico e tradicional de Mogi das Cruzes, terminando em 1º de agosto na área central da cidade.

Para o prefeito Marco Bertaiolli, o Festival de Inverno – Serra do Itapety tem tudo para se tornar uma tradição na cidade, atraindo pessoas da Capital e de outros municípios do Estado. “Mogi das Cruzes tem uma localização absolutamente privilegiada, uma população acolhedora e toda a infra-estrutura necessária para receber bem as pessoas”, salienta o prefeito, baseando-se no Expresso Turístico, que há um ano, domingo sim, domingo não, sai da Estação da Luz em direção à cidade. “O sucesso foi tamanho que no dia 8 de agosto nós teremos um vagão para bicicletas e ao chegar aqui os turistas aventureiros poderão percorrer trilhas na Serra do Itapety”.

Mas voltando ao Festival de Inverno, as atrações (confira programação abaixo) variam, valorizando artistas de Mogi das Cruzes com gente de fora, mas que combinem com o estilo, como música de violas, caipira, blues e MPB. “Nós teremos diversas atrações, para todos os gostos e idades. Esta é uma festa da família, do encontro, da fraternidade”, destaca o prefeito.

Serviço

Para chegar em Mogi das Cruzes, vindo de São Paulo, é só pegar a Marginal Tietê, sentido interior, e acessar a Rodovia Airton Senna. É só seguir as placas e deixar a estrada na saída 44, acessando assim a Mogi-Dutra. Depois que chegar à cidade é só seguir em direção a Rodovia Mogi-Bertioga, também seguindo as placas de sinalização. No trevo da Estrada do Nagao, baste entrar à direita e seguir por cerca de 15 quilômetros até o centro de Taiaçupeba.

Programação

Clique aqui e veja a programação completa do Festival de Inverno Serra do Itapety.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi