Mogi das Cruzes lança o 1º Festival de Inverno Serra do Itapety

Imprimir PDF

O prefeito Marco Bertaiolli e o secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, acompanhados por vereadores e representantes da classe artística e dos distritos de Sabaúna e Taiaçupeba , lançaram nesta terça-feira (06/07) o 1º Festival de Inverno Serra do Itapety, que será realizado em Mogi das Cruzes no período de 10 de julho a 1º de agosto.

“O Festival é mais uma ação para despertar a vocação turística de Mogi das Cruzes, que começou com o trem Expresso Turístico, que a cada 15 dias traz visitantes da Capital para conhecer a nossa cidade. Esta primeira edição, se depender da participação popular, do empenho da Prefeitura, da Câmara Municipal e dos artistas da cidade já é um grande sucesso”, assinalou o prefeito.

Ele acentuou que o papel da Prefeitura é o de indutor do desenvolvimento econômico e social que o turismo pode trazer à cidade, gerando emprego e renda à comunidade. “O Poder Público monta a estrutura, mas tem que haver o envolvimento comunitário, oferecendo alimentação e serviços ao público que prestigiar o evento. E pelo que pudemos sentir, em Taiaçupeba e Sabaúna a movimentação e o ânimo são intensos”, frisou.

Bertaiolli ressaltou que o Festival de Mogi das Cruzes é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo e que sua programação procurou respeitar as características das regiões que receberão as atrações. “Em Sabaúna teremos orquestra de viola, música caipira e em Taiaçupeba, música popular brasileira como o músico Flávio Venturini”, destacou o chefe do Executivo.

Programação

O Festival começa oficialmente no sábado, às 16 horas, no distrito de Taiaçupeba, onde ficará até o dia 18 de julho. Conhecido como Distrito Natureza, em referência aos seus atrativos bucólicos, Taiaçupeba, fundada em 1927, é um daqueles lugarejos que mantêm ao centro da praça principal uma Igreja, bancos de alvenaria para uma longa ou curta conversa e uma praça onde todos se reúnem.

Com seu ar bucólico, Taiaçupeba é um dos maiores cartões postais de Mogi das Cruzes. Cravada em plena Serra do Mar, possui trilhas que podem ser percorridas a pé, de moto ou de bicicleta, além de belas cachoeiras e corredeiras para o deleite de quem busca aventuras bem diferentes daquelas enfrentadas no dia-a-dia das grandes cidades.

Além das atrações culturais, o Festival reserva um verdadeiro festival gastronômico no distrito. Os visitantes poderão experimentar o famoso “Buraco Quente, que é, na verdade, um pãozinho francês, sem miolo, recheado por uma carne moída bem temperada e molho. Também não faltarão os caldos, o pastel caipira e o yakissoba. Uma das atrações será a Rota do Cambuci, que além da tradicional pinguinha, vai oferecer também aos visitantes outras delícias desta fruta que se tornou conhecida pela mistura saborosa com aguardente.

Nos dias 23 e 24 de julho as atrações estarão no distrito de Sabaúna, com shows de duplas e grupos sertanejos, além da famosa Orquestra Paulista de Viola Caipira. De 25 de julho a 1º de agosto o Festival será realizado na área central da cidade, com muita música clássica, jazz, MPB, chorinho e dança. (LS)

Clique aqui e veja a programação completa.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi