"Cultura em Debate" apresentou ontem, no Vasques, os projetos para 2011

Imprimir PDF

 
Cultura em Debate: diálogo entre o poder público e a comunidade artística

O Theatro Vasques sediou ontem (16) mais uma edição do “Cultura em Debate”. Neste encontro, a Secretaria Municipal de Cultura apresentou a programação para 2011, divulgou os novos projetos e orientou os artistas quanto à participação nos eventos culturais encabeçados pela pasta.

Com a participação da equipe técnica da Secretaria, todos os projetos foram detalhados aos artistas, artesãos, representantes de associações de bairro e para o público em geral que compareceu no Vasques. 

Dentre os novos projetos, o segmento de artes plásticas ganhou dois eventos significativos para o setor: o Salão de Humor, que acontecerá em abril, e divulgará obras e artistas que atuam nesta área, além de garimpar novos talentos; e o Salão Nacional de Artes Plásticas, em novembro, que reunirá as mais diferentes formas de expressão, como por exemplo, pintura, gravura, instalações, escultura e arte digital. Ambos os projetos terão curadoria e acompanhamento do experiente artista Victor Wuo.

O audiovisual também ganhou um festival específico: o Curta Mogi – Festival Nacional de Curtas, que será no mês de junho, e tem como objetivo incentivar o trabalho dos cineastas, atores e produtores. Uma excelente oportunidade para os profissionais mogianos trocarem conhecimento e informações com profissionais de todo o país.

E por falar em festival, ficam mantidos na grade de atividades deste ano os já tradicionais Festival de Inverno Serra do Itapety, Festival de Dança Clássica, Mistura Fina e Contemporânea, e Festival de Teatro - Tablado e de Espetáculos Infantis. A novidade é a inclusão, no mês de agosto, do Festival de Arte popular visando a valorização da cultura popular.

Os funcionários da Secretaria falaram sobre as parcerias do município com os Governos Estadual e Federal. Na esfera estadual foram citados o Mapa Cultural Paulista 2011/2012, o Circuito Cultural que trará espetáculos de qualidade à cidade todas as segundas sextas-feiras do mês e, principalmente, a Virada Cultural que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio. Na esfera federal, os 10 Pontos de Cultura que Mogi conveniou foi o destaque.

Outros assuntos abordados foram o projeto Pirimpimpim, sucesso de público e que já está com as inscrições abertas para agendamento de espetáculos para o primeiro semestre, os dois novos espaços para exposições - Terminal Central e saguão de entrada do prédio da Prefeitura, as atividades da Biblioteca Municipal e o Concurso de Poesia.

Mas, o momento mais aguardado foi a explicação de como serão feitas as inscrições para que os artistas mogianos possam participar dos eventos da Cultura. Considerando uma defasagem natural do currículo dos artistas, ficou decidido que os que quiserem participar dos eventos devem realizar um novo cadastro, mais completo, atual e de fácil preenchimento, que estará à disposição no sábado (19/02), no site www.cultura.pmmc.com.br. A efetivação desde cadastro está condicionada a aceitação completa do Edital que regula as contratações. O período de inscrição é de 19 de fevereiro a 19 de março.

É esse novo banco de dados que será consultado quando houver necessidade de contratação de atrações artísticas para eventos como Expo Mogi, Virada Cultural, Arte Vai à Praça, oficineiros para as Oficinas de Inverno, que serão retomadas este ano, e em todos os projetos que serão realizados pela Secretaria.

“O encontro foi bastante produtivo, os presentes participaram fazendo várias perguntas e esclareceram suas dúvidas, o que é fundamental para o crescimento da Cultura em Mogi das Cruzes”, destacou o secretário municipal José Luiz Freire de Almeida.


Público participando e esclarecendo dúvidas

 

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi