Pontos de Cultura vão participar do Festival de Inverno Serra do Itapey

Imprimir PDF

Em reunião realizada nesta sexta (29), no Ciarte, o secretário de Cultura recebeu os representantes dos Pontos de Cultura do município para análise dos resultados deste primeiro semestre de atividades, planejamento das futuras ações e inserção dos trabalhos realizados nos eventos da Cultura, como Festival de Inverno, em julho, e Festival de Cultura Popular, em agosto.

Para o Festival de Inverno Serra do Itapety ficou acertada a realização de oficinas culturais, encenação de espetáculo teatral, apresentação musical, dentre outras atividades, nos três locais já definidos para acontecer o evento: o Distrito de Taiaçupeba, Distrito de Sabaúna e Centro de Mogi.

Os Pontos de Cultura foram implantados em 2010, e é um projeto do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem por objetivo viabilizar os projetos culturais locais já existentes. Neste contexto, dez associações mogianas tiveram seus projetos aprovados e estão em plena atividade.

Durante a reunião, representantes comentaram sobre a implantação e implementação de cada Ponto, o desenvolvimento dos cursos e oficinas e sobre a aquisição dos equipamentos multimídia, indispensável nesta fase inicial para documentação de todo esse processo. Com o objetivo de aperfeiçoar o manuseio desses equipamentos, que inclui câmera, filmadora, computador com programa de edição de vídeo, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, irá oferecer cursos voltados para a área, como “Luz, câmera e animação”, “Gestão Cultural” e “Roteiros de Documentários”.

Outra questão exposta é o não preenchimento de todas as vagas disponíveis nos Pontos para as diversas ações que eles desenvolvem. Alguns superaram o número inicial de vagas oferecidas, porém outros ainda têm condições de incluírem mais alunos.

Mas, um dos principais assuntos deste encontro foi a prestação de contas. De acordo com orientações do Ministério da Cultura, a mesma deverá ser feita ao final do segundo ano de atividades, para que seja liberada a terceira parcela do incentivo financeiro. Porém, o secretário José Luiz quer acompanhar desde já esse processo para que não haja problemas no final deste período. Serão verificadas as compras realizadas com as devidas notas fiscais, conciliação bancária, o que pode e o que não pode ser pago com os recursos recebidos pelos Pontos. Desta maneira, haverá total transparência com relação à aplicação deste dinheiro.

“Vamos fazer reuniões periódicas para fortalecer esta parceria e procurar inserir cada vez mais as produções dos Pontos em nossos eventos culturais, além de encontrarmos soluções para eventuais problemas que possam surgir”, disse o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi