Prefeitura anuncia programação e infraestrutura para a Virada Cultural Paulista 2011

Imprimir PDF

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, convocou a imprensa nesta quinta-feira (05/04) para anunciar a programação deste ano para a Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes. O evento, que será pré-lançado nesta noite, terá abertura oficial às 18 horas do próximo dia 14, no Theatro Vasques, e terá ao todo 24 horas de duração. A Prefeitura Municipal aguarda um público entre 45 mil e 60 mil pessoas, e um dos shows com maior previsão de platéia – 25 mil a 30 mil pessoas é o da banda internacional Superchunk, que acontecerá entre a meia-noite e 1h30 do dia 15, na Avenida Cívica.

Clique aqui e veja a programação da Virada Cultural

Além do aumento expressivo no número de atrações – neste ano serão 70, contra 59 em 2010 e as 14 realizadas em 2009 (1ª edição), José Luiz comemora a grande participação de artistas mogianos no evento. Dos 70, 41 são do município. “Essa participação de artistas da cidade é algo que eu ressalto porque considero muito importante. É bom para a gente, porque mostramos o que a cidade tem de qualidade em termos de cultura, e bom também para os artistas, que terão no currículo uma apresentação em uma virada cultural”, disse.

O público que comparecer à Virada não só assistirá apresentações musicais, circenses, de teatro, dança e literatura. A partir deste ano eles terão também cinema de graça. Enquanto as outras atrações estiverem ocorrendo, o Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) manterá uma sala de projeção aberta ao público, com a exibição de filmes. As exibições acontecerão durante a madrugada.

A Prefeitura arca com o cachê dos artistas mogianos e também entra com a parte de infraestrutura, e uma das maiores preocupações do prefeito Marco Bertaiolli é com a segurança do público. Por isso o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, compareceu à coletiva e garantiu que, durante as 24 horas de eventos, um efetivo de 100 homens, entre Guardas Municipais e policiais militares, atuará nos locais onde estiverem ocorrendo as apresentações.

“Estamos planejando um esquema forte de segurança para os eventos com maior previsão de público, então a partir das 18 horas, serão cerca de 100 homens atuando na Avenida Cívica, Praça Oswaldo Cruz, Largo do Carmo e Theatro Vasques”, destaca Nepomuceno, ao lembrar que estará proibida a comercialização de bebidas alcoólicas nos locais de apresentação.

A única bebida permitida é a cerveja, mas ela só poderá ser vendida pelos ambulantes habilitados pela Prefeitura, e terá de estar em copos descartáveis. Latas e garrafas de qualquer tipo estão proibidas. Ao todo, serão 50 ambulantes trabalhando durante a Virada Cultural. Os interessados já se manifestaram e, na próxima segunda-feira (09/05) será feito um sorteio para a definição dos contemplados.

Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria Municipal de Transportes fará algumas interdições. Uma delas será na avenida Professor Ismael Alves dos Santos, que será interditada a partir das 18 horas do dia 14 no sentido Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, e será liberada no final da tarde do dia 15. O outro sentido não terá o tráfego de veículos interrompido. A rua São João será interditada às 17 horas do dia 14 e a Otto Unger a partir das 22 horas. Ambas serão liberadas na manhã do dia 15.

Em todos os locais onde houver interdições a Secretaria deixará também uma viatura para ordenar o trânsito e orientar as pessoas. Não haverá mudanças nos itinerários de ônibus nem no funcionamento dos trens, mas as concessionárias do transporte coletivo municipais serão avisadas sobre as interdições para já programarem os devidos desvios. (LMS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi