Cultura organiza exposição “Esporte em Mogi – Ontem e Hoje”

Imprimir PDF

Sentados: José Luiz Freire de Almeida, secretário de Cultura; Lucila Martins e Ângelo Pires
Em pé: Gilmar Barbosa e José Pieruccetti

Faltam 55 dias para o início dos Jogos Abertos 2011 e Mogi das Cruzes será a cidade-sede deste super evento, que é uma das maiores competições esportivas da América Latina. E para homenagear as modalidades oficiais desta edição, a Secretaria de Cultura realizará a exposição “Esporte em Mogi - Ontem e Hoje”, na qual poderá ser vista um pouco da história do esporte na cidade.

Flâmulas, fotos, troféus, medalhas, objetos pessoais como agasalhos, uniformes e outros pertences esportivos de atletas mogianos ficarão em exposição no Ciarte, no período de 11 a 20 de novembro. Uma linha do tempo mostrará os mais relevantes fatos históricos do esporte mogiano e mundial. 

A exposição está sendo organizada por um grupo que vive o esporte em seu dia a dia. São admiradores, professores, ex-atletas e ex-dirigentes com muitas histórias para contar. José Pieruccetti, craque remanescente dos tempos áureos do futebol mogiano é um deles. Com mais de mil fotos em seu acervo, todas catalogadas e dispostas por datas, Pieruccetti trará as principais para a exposição.

Outro destaque desta equipe organizadora é a ex-nadadora mogiana Lucila Martins que possui em sua casa, exatas 1050 medalhas conquistadas em diversas competições das quais participou, dentre elas Jogos Pan-Americanos e Campeonatos Sul-Americanos. Ela guarda como relíquia um agasalho da Seleção Brasileira de Natação, que fará parte da exposição.

Ângelo Pires, foi atleta, dirigente e criador da Liga de Futebol de Salão, Paulino Namie, técnico vencedor de vários torneios de Judô, Gilmar Barbosa, foi atleta de judô, graduado em Educação Física pela UNESP e mestrado em Educação Física pela USP e o secretário de Esportes, Nilo Guimarães, também fazem parte da organização.

“Conversei com Nilo, secretário de Esportes, que vai nos fornecer material relativo ao basquete, tanto na cidade, como da Seleção Brasileira”, comentou o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida. 

A exposição está em fase de organização e qualquer pessoa interessada em apoiar, com fotos, objetos ou reportagens, pode procurar a Secretaria de Cultura ou participar da próxima reunião, que acontecerá no dia 21 de setembro, às 9 horas, no Ciarte – Rua Dr. Ricardo Vilela, 69 – Centro.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi