Projeto MOGIARTE valoriza artistas mogianos do segmento de artes visuais

Imprimir PDF

Em reunião realizada ontem à tarde no Ciarte, com a participação de vários artistas do segmento de artes visuais, a Secretaria de Cultura anunciou o lançamento do projeto Mogiarte, que tem como objetivo a valorização dos artistas, aproximando-os do grande público a fim de despertar um maior interesse pelas artes.

Nesta reunião participaram os artistas Adelaide Swettler, Francisco Paulo Swettler, Maurício Chaer, Lúcio Bittencourt, Linda Fuga, Jorge Solyano, Beline Romano, Zane Otani, Nerival Rodrigues, João Castilho Neto e AnaMarb.Todos contribuíram com sugestões, aperfeiçoando a proposta inicial e ficaram interessados com a possibilidade de maior exposição de seus trabalhos. 

Segundo o Secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, cada artista tem suas ideias e características próprias. “Esse encontro foi importante tanto para a Secretaria quanto para os artistas, pois convergemos para um mesmo caminho, ou seja, criar mais espaços para essas manifestações artísticas”, completou Almeida.

O projeto Mogiarte consiste em três ações com finalidades específicas. A “Expo MogiArte” selecionará, mediante apresentação de projeto para a Secretaria, dez artistas que receberão incentivo financeiro para realização de exposições individuais ou coletivas, em um dos três espaços culturais disponíveis. O “Pintura ao Vivo” reunirá na Praça Norival Tavares artistas plásticos que criarão, ao vivo, suas obras. E, por último, o Salão Nacional de Artes Plásticas, ainda em fase de elaboração do edital.

Expo Mogiarte
O projeto elegeu o Ciarte, o Terminal Central e o hall de entrada da Prefeitura de Mogi para receberem as exposições, considerando a quantidade de pessoas que circulam por esses locais. O artista interessado deverá se inscrever no período de 9 a 17 de fevereiro apresentando um projeto para exposição individual ou coletiva nas áreas de pintura, escultura, fotografia, gravura ou desenho.

Dez projetos serão selecionados e cada um receberá um incentivo financeiro no valor de 1.500 reais, mais a confecção de convites, banners e terá à disposição cavaletes e biombos. O regulamento completo pode ser visto clicando aqui.Todas as obras expostas poderão ser comercializadas.

Pintura ao Vivo
Já está marcada para o próximo mês a primeira edição do projeto “Pintura ao Vivo”, o qual reunirá mensalmente na Praça Norival Tavares, artistas plásticos consagrados e jovens talentos das artes mogianas. O objetivo é promover a interação do público com o artista durante o processo de criação da obra. Os quadros criados, bem como os que ficarão expostos, estarão à disposição do público para compra.

Os artistas plásticos irão mostrar as etapas da pintura de uma tela a óleo, acrílico ou aquarela, técnicas essas escolhidas para a realização dos trabalhos, que deverão ter as dimensões de 50 x 70 cm, no mínimo. 

Neste projeto, a participação do público será fundamental. Além de acompanharem todo o processo de criação, eles vão votar na obra que mais lhes agradou e, a mesma, será adquirida pela Secretaria de Cultura, passando a fazer parte do acervo de artes visuais. 

O “Pintura ao Vivo” acontecerá uma vez por mês na Praça Norival Tavares. A primeira edição será dia 17 de março, no período das 10 às 15 horas. De acordo com o secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, essa é mais uma forma de valorizar o talento do artista mogiano. “Esses grandes nomes das artes de Mogi terão a chance de ficarem frente a frente com seus admiradores, tendo ainda a oportunidade de venderem suas produções”, comentou Almeida.

Salão Nacional de Artes Plásticas
A iniciativa busca inserir os artistas mogianos no cenário nacional de artes plásticas, promovendo o intercâmbio cultural, profissional e técnico. O edital para participação do Salão está em fase de elaboração, mas já se sabe que haverá premiação em dinheiro e menção honrosa. Demais detalhes serão informados durante o lançamento oficial, que ocorrerá no dia 30 de março.

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi