Pianista Arthur Moreira Lima faz show inédito no Largo do Socorro

Imprimir PDF



Criador, produtor, empresário e uma das mais expressivas personagens da cultura brasileira na atualidade. Esta é só uma parte do currículo de Arthur Moreira Lima, pianista que se apresenta em Mogi das Cruzes na próxima sexta-feira (09/11), com o projeto “Um Piano pela Estrada”. A iniciativa, que partiu dele mesmo, tem por objetivo levar a música de concerto aos mais diversos públicos, com as mais distintas bagagens culturais. E o resultado é uma turnê inédita por todo país, levando consigo um caminhão-teatro de 45 metros quadrados de cena.

O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda, além do próprio palco, que é resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena. Resumidamente, em apenas uma hora o baú carroceria se transforma em um palco. Além disso, a apresentação se torna única devido aos recursos empregados, o som amplificado independentemente, a iluminação, o telão e até camarim climatizado.

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e muitos outros técnicos. A atuação e presença desse grupo de pessoas são fundamentais, porque, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, as condições de algumas estradas brasileiras representam risco para toda a aparelhagem. 

Por isso, além do próprio pianista, é possível encontrar em meio à equipe profissionais como produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, um microônibus, uma van de carga e dois carros que transportam a equipe.

O concerto tem cerca de uma hora e meia de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

O show acontece a partir das 20 horas no Largo do Socorro e será gratuito.

Projeto

O caminhão teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 e logo de cara despertou a atenção da grande mídia. Ao longo desses dez anos ele já realizou mais de 400 apresentações, levando cultura a quase um milhão de pessoas, em cerca de 180 mil quilômetros de percurso pelos 26 estados brasileiros. 

Além dos méritos culturais do projeto, que garante acesso dos mais diversos públicos a concertos antes restritos a platéias mais abastadas, há soluções estruturais envolvidas em “Um Piano Pela Estrada”. Um deles, o mais óbvio de todos, é que ele dispensa a construção de um palco.

Outra vantagem é que, da maneira como a turnê é feita, elimina-se os custos de aluguel de um piano de primeira linha. Além disso, após o término da apresentação, a desmontagem é igualmente rápida e em cerca de uma hora o aparato já está todo de volta ao caminhão para seguir viagem. O sistema adotado permite ainda mais de uma apresentação em um mesmo dia, porém em locais diferentes. Outro diferencial é a união da equipe, que garante sempre qualidade, eficiência e rapidez nos procedimentos de produção. (LS)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi