Carnaval 2013 terá matinês, desfiles de escolas de samba e blocos

Imprimir PDF

No 1º dia de desfiles irão se apresentar os blocos e escolas do Grupo de Acesso e, no segundo, é a vez das agremiações do Grupo Especial


Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (16/01), o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, divulgou a programação do Carnaval 2013 de Mogi das Cruzes. Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba na Avenida Cívica, a agenda deste ano contará com pré-carnaval e blocos de rua no distrito de Sabaúna, matinês, trio elétrico e outras novidades, como a união dos blocos em um só cordão e um programa de capacitação com os dirigentes das agremiações carnavalescas.

A abertura oficial do Carnaval é no dia 9 de fevereiro, o primeiro dia dos desfiles. Mas, antes disso, no dia 3, acontece o Pré-Carnaval no distrito de Sabaúna. O dia será repleto de atrações, como desfiles de blocos, apresentação de baterias, apresentação das marchinhas vencedoras de um concurso realizado, além de show musical. Tudo isso começando às 14h e indo até as 23h. Nos dias seguintes a folia continua no distrito, com apresentação de blocos de rua, bonecões e shows de artistas locais e também provenientes de outras cidades, como São Luís do Paraitinga.

No dia 9 de fevereiro acontece a abertura oficial do Carnaval 2013, na Avenida Cívica. Após a tradicional entrega da chave da cidade para o Rei Momo, terão início os desfiles, começando pelos blocos. Neste ano, o secretário de Cultura decidiu convidar todos os blocos que existem na cidade para entrarem unidos na avenida, formando um só cordão. Assim, ao invés de várias pequenas passagens pela passarela do samba, será uma apresentação longa – de 30 a 40 minutos de duração – porém com um número bem superior de integrantes.

Na sequencia, por volta das 21 horas deve ter início o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso. Já no domingo, dia 10 de fevereiro, será a vez das escolas de samba do Grupo Especial.

No dia 11, a partir das 14 horas, acontecerá a apuração do Carnaval e anúncio das vencedoras, no auditório do Tiro de Guerra. No mesmo dia, à noite, a Avenida Cívica recebe um trio elétrico, com apresentação musical e entrada gratuita. Já no dia 12, a partir das 20 horas, será realizado o Desfile das Campeãs, novamente às 20 horas na Avenida Cívica.

Além dos desfiles, a Secretaria de Cultura promoverá duas matinês no Ciarte, nos dias 10 e 12 de fevereiro. Os eventos, que contarão com a apresentação da Banda M6, vão das 14h às 18h e têm entrada gratuita.

Capacitação

Neste ano, de forma inédita, toda a verba arrecadada com a bilheteria do Carnaval – os ingressos para as arquibancadas serão vendidos por R$ 3,00 – será revertida para o Fundo Municipal de Cultura. Na sequencia, esses recursos serão aplicados na criação de um ciclo de capacitação para membros e dirigentes das escolas de samba da cidade. O objetivo é ajudá-las para que elas possam, ao longo deste ano já providenciar toda a documentação que será necessária para a participação no próximo Carnaval, além de abordar ações que podem ser implantadas junto à comunidade do entorno e que devem durar o ano todo, de forma ininterrupta.

“A vontade da Secretaria de Cultura é que todas as escolas de Mogi participem dos desfiles, mas percebemos que ainda existe uma dificuldade na questão da documentação, questão de recursos. Por isso conseguimos essa autorização do prefeito Marco Bertaiolli para utilizar a verba da bilheteria na capacitação dos presidentes e membros da escola. Assim teremos um processo mais tranquilo, com mais tempo e, muito provavelmente, isso vai gerar um Carnaval ainda mais bonito daqui para frente”, afirma o secretário, Mateus Sartori.

Documentação

Há três agremiações na cidade com pendências de documentação que impedem a liberação do repasse da Prefeitura. Para essas, o prefeito Marco Bertaiolli determinou a dilatação do prazo para a entrega dos documentos, até o dia 30 de janeiro. Isso não constitui, entretanto, impedimento para que as escolas desfilem. O que vai definir a lista das agremiações que se apresentarão será a vistoria, a ser realizada no dia 1º de fevereiro, para verificar o cumprimento dos itens presentes no regulamento do Carnaval. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi