Coral 1º de Setembro passa a ensaiar às segundas e quartas no Museu dos Expedicionários

Imprimir PDF

 

Após conversas entre a Secretaria Municipal de Cultura e representantes do Coral 1º de Setembro, ficou decidido que o grupo passará a ensaiar às segundas e quartas-feiras

Após reuniões e conversas com representantes do Coral 1º de Setembro, a Secretaria Municipal de Cultura alterou oficialmente os dias de ensaio do grupo, de terças-feiras para segundas e quartas-feiras, no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. A mudança visa garantir um melhor aproveitamento dos espaços culturais da cidade, conforme as demandas dos artistas e projetos existentes. 

Agora, as terças-feiras deste mesmo local serão destinadas à ensaios da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, que antes ensaiava no Casarão do Carmo. Outra mudança, já anunciada no princípio deste ano, é a transferência do projeto Canarinhos do Itapety do Casarão do Carmo para o Ciarte. A alteração foi feita levando em consideração também a capacidade e características físicas de cada espaço.

Num primeiro momento, a Secretaria Municipal de Cultura ofereceu ao coral 1º de Setembro a manutenção dos ensaios às terças-feiras, porém no pavimento térreo, o que facilitaria, inclusive, o acesso de muitos dos membros, já que alguns apresentam dificuldade de mobilidade. A interferência da acústica com os membros da Orquestra, entretanto, fez com que os representantes do coral decidissem ceder a data à Orquestra Sinfônica.

“Foi tudo feito de forma clara e transparente. Explicamos aos membros do Coral que a Orquestra Sinfônica só tem as terças-feiras disponíveis para ensaiar, nós a princípio tentamos fazer os dois ensaios simultaneamente, sendo um no pavimento térreo e outro no superior, mas depois todos concluíram que era melhor mesmo alterar as datas de ensaio do Coral 1º de Setembro para segundas e quartas-feiras”, explica o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. 

O Coral 1º de Setembro já existe há quase 60 anos e é regido atualmente pela maestrina Solange Urbano. Conhecido do povo mogiano, o grupo já tem participação cativa em eventos cívicos e beneficentes, em parceria com entidades socioassistencialistas. A maioria dos membros atua na área da Educação e entre os nomes mais conhecidos estão Miled Cury, Márcia Andere, Wilson Cury, Helena Cury e Maria Aparecida Ferreira. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi