Virada Cultural Paulista tem início neste sábado em Mogi das Cruzes

Imprimir PDF
 
A banda pernambucana Mombojó é um dos destaques da 5ª edição da Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes, que acontece neste final de semana
Neste sábado (25/05), às 18 horas, será aberta oficialmente a 5ª edição da Virada Cultural Paulista em Mogi das Cruzes. O evento, cuja proposta é oferecer 24 horas ininterruptas de atrações culturais das mais diversas linguagens, chega neste ano com um número recorde de apresentações, bem como de palcos a serem utilizados. Serão ao todo 131 intervenções artísticas, protagonizadas por mais de 700 pessoas, em 27 palcos.


Dessas 131 intervenções, 100 são exclusivamente de artistas e grupos mogianos. Dezesseis foram agendadas pelo Governo do Estado e as demais 15 são da região do Alto Tietê. Trata-se, portanto, de um recorde também no número de artistas da cidade se apresentando durante o evento, que já se tornou um dos maiores e mais emblemáticos da cena cultural paulista. 

Outra novidade é a mudança de endereço do palco principal. Ao invés de ser erguido na Avenida Cívica, como em anos anteriores, ele será montado na Avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, a via que dá entrada para a Universidade de Mogi das Cruzes. A alteração foi feita seguindo uma orientação do Governo do Estado, para que o palco principal ficasse mais próximo dos demais, permitindo assim que o público possa circular de um ponto ao outro a pé, sem percorrer grandes distâncias.

O número superior de palcos também vem atrelado a uma novidade. Neste ano, além de palcos municipais, como teatros e museus, a Secretaria Municipal de Cultura fechou parceria com uma série de estabelecimentos da iniciativa privada, que aderiram ao evento e vão promover programações complementares. É o caso, por exemplo, do Mogi Shopping, que terá apresentações tanto no sábado quanto no domingo. O destaque fica para o espetáculo da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, que será às 14 horas do domingo no centro de compras.

São ao todo nove palcos da iniciativa privada, que ficam em sua maioria no perímetro central. Os outros 18 são os já conhecidos palcos municipais, como Theatro Vasques, Largo do Carmo, Casarão do Carmo, Largo do Rosário, Praça Oswaldo Cruz, Largo Bom Jesus, Ciarte e Cemforpe, e também alguns que nunca antes haviam sido utilizados durante a Virada, como os Parques Centenário, Leon Feffer e Botyra Camorim Gatti.

Mais uma novidade é a Casa do Hip Hop, único palco onde a programação de fato não terá nenhuma interrupção e vai rodar, portanto, por 24 horas. Isso foi possível graças à organização dos grupos de hip hop da cidade, que procuraram a Secretaria de Cultura e se colocaram totalmente à disposição para a montagem de uma programação inédita e completa. O palco ficará na rua Coronel Cardoso de Siqueira, nº 48, na altura da Escola Placidina.

Destaques

A atração de abertura fica por conta de Marcela Leal, atriz, humorista e roteirista, que apresenta seu show solo de stand-up comedy “Tirando do Sério”. Marcela integra o elenco do “Clube da Comédia Stand-up”, do Seleção do Humor Stand-Up e já teve passagens por canais televisivos pagos, como Nickelodeon e Multishow. Apresentou também o programa “Minuto da Comédia com Marcela Leal”, na BandnewsTV. 

No ramo musical, os grandes destaques vêm de diferentes tribos e estilos musicais. O show com a maior expectativa de público é de dona Ivone Lara, consagrada cantora e compositora de samba e choro brasileiros, que se apresenta às 15h30 do domingo, no palco principal. Espera-se também expressiva plateia para as apresentações de Zalon Thompson, que atuava como backing vocal na banda da falecida cantora Amy Winehouse e de KL Jay, o DJ da banda Racionais MC´s. Thompson se apresenta no palco principal, à meia-noite do domingo e KL Jay se une ao grupo do hip hop, às 23 horas do sábado.

Outro destaque é o show da banda pernambucana Mombojó, quinteto com quatro álbuns lançados que é um dos principais expoentes do pós-mangue beat nacional. A apresentação deles acontece às 18h30 do domingo, praticamente fechando a programação da Virada Cultural, no palco principal. 

Grupos tradicionais da cidade, como a Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Santa Cecília e Canarinhos do Itapety, também participarão da Virada. Outros que tomarão o palco e já são conhecidos do público da cidade são os artistas Paulo Henrique (PH), Guilherme Sakai, Yrapoan Júnior e as bandas La Carne, Topsy Turvy e Vício Primavera. O principal palco do rock deste ano será o Largo do Rosário.

O público também poderá conferir uma série de exposições, espetáculos de teatro, dança e circo. A Virada Cultural Paulista é uma parceria com o Governo do Estado e toda a programação é gratuita. (LMS) 
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi