Largo do Rosário terá Circuito Sesc de Artes neste domingo

Imprimir PDF


O rapper Rashid se apresenta neste domingo no Largo do Rosário ao lado da banda Projeto Nave e apresenta repertório do seu terceiro disco "Que Assim Seja"

Além da agenda do Festival de Arte Popular do Alto Tietê, uma realização da Casa do Congado, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que se estenderá de sexta a domingo, os mogianos terão neste final de semana mais uma opção diferenciada de programação cultural. Trata-se do Circuito Sesc de Artes, que será realizado neste domingo (23/06), a partir das 16h30, no Largo do Rosário. A recomendação é livre e a entrada gratuita.

A primeira atração prevista é o circo Kinematos, da companhia argentina Mano a Mano. A encenação começa com um homem aparentemente entediado, que é desafiado por uma moça vestida de forma extravagante a executar movimentos no mastil, o mastro chinês plantado no meio da cena. A partir daí, desenrola-se uma série de movimentos em que a gravidade não tem lógica e onde se encontram o refinamento do circo contemporâneo e as habilidades da linguagem de rua. 

A precisão é fundamental para o desenvolvimento das acrobacias realizadas pelos argentinos Martín Umerez e Ana Clara Manera, que já percorreram o mundo em apresentações nos festivais de teatro de rua e de artes circenses. A dupla criou a companhia independente em 2010. 

A atração seguinte tem por nome Casos Cascudos e é protagonizada pela Cia. da Tribo. É um espetáculo de animação inspirado livremente em três contos do pesquisador brasileiro Câmara Cascudo. A montagem utiliza diferentes técnicas de manipulação e construção, como o tradicional mamulengo, bonecos de vara feitos a partir de cabaças e brinquedos populares de madeira.

A trilha musical, ao vivo e gravada, traz à lembrança antigas canções populares. As histórias desses contos parecem familiares, porque são universais: falam de um tempo mais harmonioso e sobrevivem sendo contadas oralmente de geração para geração, de tal maneira que parecem ter existido desde sempre. E o mais interessante: estas histórias, cheias de encantamento e mistério, continuam ainda hoje a ser fundamentais na criação, reinvenção e atualização da memória e do povo brasileiro.

Quem toma o palco na sequencia é Cia. Pé de Vento, com o espetáculo Bom Apetite, que é um teatro de rua. A apresentação mostra releituras de cenas e situações clássicas dos cômicos populares com recursos da tradição circense. O ator Pepe Nuñez, espanhol radicado no Brasil, convida o público a participar das cenas, oferecendo um cardápio com música, mágica, malabarismo e jogos coletivos. Cria-se assim um espaço para brincadeiras e interação, em que todos são compelidos a rir de situações irreverentes, descontraídas e ingênuas. 

Pepe Nuñez iniciou seu trabalho profissional em Granada, na Espanha, onde fundou os grupos Teatro Clandestino, El Clan Del Clown e Clownados. Veio para o Brasil com a ONG Palhaços Sem Fronteiros e vive, desde 1999, em Florianópolis (SC), onde se uniu à Cia. Pé de Vento. Ele é autor e diretor da peça. 

A programação segue com o Cine Embolada, um projeto do músico e compositor Lívio Tragtenberg, que tem por objetivo mostrar um retrato sonoro e instantâneo de momentos e situações aleatórias na rotina de uma cidade, que são registrados em vídeo e depois recebem edição e tratamento musical. O foco é que tudo seja mostrado, acima de tudo, com muito humor. 

O evento será encerrado com a apresentação do rapper Rashid, que divide o palco com a banda Projeto Nave e apresenta repertório do seu terceiro disco, “Que Assim Seja”. No repertório, há rimas sobre o país, a política, a amizade, o amor e a própria música. 

Rashid nasceu na zona norte de São Paulo e aos 16 anos já participava de batalhas de Freestyle. Hoje é um dos principais artistas brasileiros da cena hip hop e prepara um novo disco, para ser lançado neste ano. O Projeto Nave também acumula experiência em acompanhar rappers e tem dois álbuns gravados em seus 13 anos de estrada.

O circuito tem por objetivo intervir positivamente nos espaços públicos e no cotidiano das pessoas, promovendo a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades do Estado de São Paulo, ampliando o acesso à produção artística de qualidade e potencializando a ação educativa intrínseca no processo de inserção cultural. Ele já percorreu uma série de municípios antes de chegar a Mogi das Cruzes. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi