Festival de Inverno começa neste sábado com show de Toquinho no Cemforpe

Imprimir PDF

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes é uma das atrações confirmadas para o Festival de Inverno da Serra do Itapety, que começa sábado e vai até 28 de julho


Neste sábado, às 20 horas, acontece a abertura oficial do Festival de Inverno Serra do Itapety de 2013. O evento, que chega neste ano à sua quinta edição, oferecerá 125 atrações divididas em 77 espetáculos. Serão, ao todo, cerca de 700 artistas envolvidos e, para abrir a programação, o consagrado cantor, compositor e violonista Toquinho recebe o público em show no Cemforpe, ao lado da também cantora Anna Setton. 

A harmoniosa dupla apresentará, ao longo de 60 minutos, repertório em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes. A apresentação, logo, promete encantar o público com a elegância da música popular brasileira, em versos e prosas que são conhecidos da maioria. O show, assim como toda a programação do Festival, será gratuito, e a recomendação é retirar os ingressos com duas horas de antecedência, na bilheteria do próprio Cemforpe.


Uma das novidades do festival deste ano é a ampliação no número de palcos – a última edição, em 2012, teve cinco locais para apresentação e nesta o total é de 19. Assim como foi feito com a Virada Cultural Paulista, a Secretaria Municipal de Cultura fechou parceria com um espaço privado – o Mogi Shopping – para que o centro de compras também entre no circuito e integre a agenda oficial do evento. Só ali serão realizados nove intervenções artísticas e 11 oficinas. 

Além disso, espaços públicos até então não explorados se tornarão palco para apresentações. Haverá atrações nos tradicionais Theatro Vasques, Ciarte, Praça Oswaldo Cruz, Casarão do Carmo, Praça Coronel Almeida, Largo Bom Jesus e Cemforpe, mas o público também poderá conferir assistir às intervenções no Parque Centenário, nas escolas municipais Coronel Almeida (Centro), Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson da Silva) e Mário Portes (Jundiapeba), no Conjunto Toyama, Casa do Hip Hop e nos museus dos Expedicionários e Guiomar Pinheiro Franco. 

Também haverá, como já é tradicional do evento, espetáculos em Sabaúna e Taiaçupeba. O distrito próximo à cidade de Guararema terá quatro atrações entre os dias 14 e 21 de julho, enquanto que o segundo oferecerá três espetáculos entre os dias 13 e 14 de julho. As apresentações em Taiaçupeba acontecerão na Praça Cipriano Branco da Silva (Praça da Matriz). 

A distribuição dos palcos vai ao encontro imediato da característica principal do festival, que é a descentralização. O objetivo é proporcionar uma programação cultural de alta qualidade, composta por música popular, erudita, artes cênicas, teatro, dança, circo e ópera. Também por isso, a Secretaria de Cultura lança, durante o festival, o projeto Caravana Cultural, cuja meta é justamente a descentralização das atividades artísticas.

Além de artistas locais, que foram selecionados a partir de um chamamento público da Secretaria Municipal de Cultura, haverá, ao longo do festival, uma série de atrações trazidas à cidade por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. Um dos destaques é a adaptação da famosa ópera italiana La Traviata, que será apresentada no dia 12 de julho, uma sexta-feira, no Theatro Vasques.

O Vasques, aliás, é o local com o maior número de atrações agendadas. Ao longo dos quase 30 dias de evento, ele será palco para 20 espetáculos de teatro, dança e música, além de um workshop no dia 21 de julho.

“Estou muito satisfeito com a programação que montamos. É um encontro de diversas linguagens culturais, desde um show musical até uma intervenção circense ou uma ópera, e que terá essa forte característica da descentralização. Neste ano vamos explorar mais palcos e efetivamente levar o Festival de Inverno para os bairros e as pessoas das mais diversas partes da cidade”, declara o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi