Programação de Natal terá duas apresentações da peça Auto da Anunciação, da Cia. Cênica

Imprimir PDF
 Concebido sob a perspectiva do cotidiano dos sertanejos, o Auto da Anunciação desloca a milenar história do nascimento de Jesus para o tempo presente
Nesta sexta-feira (20/12) e sábado (21/12) o público mogiano poderá conferir gratuitamente um espetáculo teatral, organizado pela Cia. Cênica, que reverencia o espírito natalino com uma releitura da história do nascimento de Jesus. A peça é uma celebração da cultura popular, e mostra, assim, personagens como o sertanejo, o retirante, o andarilho, o povo em si. 

Com estrutura de musical e utilizando-se de linguagem melodramática, a produção é ambientada em um universo regionalista: conta a história de uma comitiva de viajantes sertanejos que, após um longo dia de caminhada, fazem uma oração e relembram a história do nascimento de Jesus. 

A narrativa se desenrola em canto, prosa e verso e aborda passagens históricas, como o momento em que Maria conhece José, a anunciação da vinda do menino Jesus pelo anjo Gabriel, a alegria de Isabel, prima de Maria, o temor de Herodes por perder seu trono e o nascimento, enfim, de Jesus, em uma gruta de Belém, com a visita dos três reis magos.

Concebido sob a perspectiva do cotidiano desses sertanejos, o Auto da Anunciação desloca essa milenar história para o tempo presente, dando a ela uma nova roupagem. 

A Cia. Cênica

Formada por arte educadores, professores, cientistas sociais, atores, bailarinos e músicos, a Cia. Cênica é um grupo de pesquisas que busca a realização de espetáculos esteticamente apurados, populares em suas possibilidades comunicativas e comprometidos socialmente. 

Criada em 2007, a Cia. teve como primeiro trabalho o solo “Dama da Noite”, de Fagner Rodrigues. Em 2008 estreou “As Sobras de tudo o que chamam lar”, com texto e direção de Marlon Morelli e Roberto Brito. Ainda em 2008, o grupo ampliou suas pesquisas convidando novos atores e músicos para a criação do "Auto de Natal”, que apresentava o nascimento de Jesus por meio da Música Popular Brasileira. 

Em 2010, a Cia. trouxe à cena o “Auto da Anunciação”, com dramaturgia de Clara Roncati e direção de Fagner Rodrigues. A partir deste trabalho, elogiado por crítica e público, a Cia. Cênica se fortaleceu na busca de uma linguagem que constituísse sua identidade artística. A música ao vivo como componente dramatúrgico tornou-se, então, um elemento permanente em suas montagens. Assim, ainda em 2010, a Cia. estreou "Acordes", que discute os anos de chumbo da Ditadura Militar e os Grandes Festivais de MPB. 

O infantil “A Cor Silva” estreou em 2011, com texto de Homero Ferreira. A peça trata da vida e da obra do pintor rio-pretense José Antônio da Silva. Em 2012 a Cia. Cênica começou a circular com “Por Quê?”, de Linaldo Telles. De modo delicado e bem-humorado, o espetáculo propõe a crianças e jovens reflexões sobre questões vividas pela terceira idade. 

A Cia. Cênica traz em seu currículo diversos prêmios conquistados em festivais do país e dois projetos contemplados pelo Programa Municipal Nelson Seixas de Fomento à Produção de Cultura de São José do Rio Preto. O primeiro foi “A Cor Silva”, premiado em 2010. Em 2011 foi a vez de “Sabiás do Sertão”,de Clara Roncati, o qual narra e canta a história da dupla Cascatinha &Inhana e teve sua estreia em agosto de 2013.

Serviço – Apresentações Auto da Anunciação

Data: Sexta-feira (20/12)
Local: Largo Nossa Senhora do Socorro (Praça do Socorro)
Horário: 20 horas

Data: Sábado (21/12)
Local: Largo do Carmo
Horário: 20 horas

Ficha Técnica
Dramaturgia: Clara Roncati 
Direção: Fagner Rodrigues 
Concepção Musical: Cia. Cênica 
Orientação Musical: José Maria Guirado 
Figurinos: Linaldo Telles 
Cenografia: Cia. Cênica 
Iluminação: Fagner Rodrigues 
Músicos: José Maria Guirado e Márcia Morelli 
Elenco: Fagner Rodrigues, Ícaro Negroni, José Neto Chiachio,Antônio Bucca Jr., Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri. 
Fotos: José Henrique Chaim, EstevanCollar, Márcio Nakamoto e Daniela Seco.
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi