Prefeito Marco Bertaiolli participa do lançamento oficial da Virada Cultural Paulista 2014

Imprimir PDF

O prefeito Marco Bertaiolli e o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, participaram, na tarde desta quinta-feira (13/02), do lançamento oficial da Virada Cultural Paulista de 2014. O evento é a maior realização simultânea do interior e litoral de São Paulo e, neste ano, chegará à 8ª edição estadual. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin. 


A grande novidade da Virada deste ano é a inclusão de cidades menores e afastadas da capital paulista, como Ilha Solteira, por exemplo, na programação. Por conta dessa ampliação no número de municípios participantes e também visando uma circulação maior dos artistas, alguns locais receberão a Virada também no final de semana dos dias 31 de maio e 1º de junho. Ao todo, 28 cidades sediarão o evento. 

Alguns dos principais nomes que irão se apresentar pelo Governo do Estado são Guilherme Arantes, Gal Costa, Titãs, Nação Zumbi, Gabriel O Pensador e a atração internacional João Pizzarelli. A programação específica para cada cidade, contudo, ainda está em processo de definição. Isto é, cada município vai negociar suas principais atrações. 

Em Mogi das Cruzes, a Virada Cultural Paulista chegará neste ano à sua sexta edição e será realizada nos dias 24 e 25 de maio. A data foi definida em novembro do ano passado e o município foi uma dos únicos que teve a liberdade de selecionar a melhor data, conforme a programação cultural que já possui. Os dias, no caso, foram escolhidos para não coincidir com a realização da Festa do Divino Espírito Santo.

“A Virada Cultural Paulista já se consagrou como um dos maiores eventos culturais do Estado de São Paulo e a Virada de Mogi das Cruzes também tem muito reconhecimento pela ampla agenda de atrações e o público que sempre comparece. Neste ano novamente vamos nos organizar para promover um evento com qualidade e muita segurança para a população mogiana”, destaca o prefeito, Marco Bertaiolli.

Desde 2009, quando teve sua primeira edição, a Virada Cultural Paulista de Mogi das Cruzes já atraiu um público de aproximadamente 225 mil pessoas. Foram, no total, 360 atrações, que em 2013, por exemplo, distribuíram-se por 27 palcos. A edição do ano passado também foi a maior em termos de atrações – ao todo, o público pôde conferir 131 apresentações, em sua maioria musicais. 

Uma das prerrogativas do evento em Mogi, que será mantida em 2014, é a valorização dos artistas locais dentro da programação. Nas últimas duas edições da Virada Cultural Paulista, 75% ou mais do total de artistas contratados eram de Mogi das Cruzes e região. 

A solenidade de lançamento também contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, do diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, mais dezenas de prefeitos e secretários de Cultura de cidades do Estado de São Paulo. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi