Sambista Dona Inah faz show gratuito nesta sexta-feira no Theatro Vasques

Imprimir PDF


O show de Dona Inah acontece nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Theatro Vasques e a entrada é gratuita

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, promove, nesta sexta-feira (14/03), show da sambista Dona Inah. A apresentação será no Theatro Vasques, está marcada para as 20 horas e faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista, portanto terá entrada franca. A retirada de ingressos deve ser feita no próprio local, com uma hora de antecedência.

Muito embora já tenha nascido cercada pela música, demorou até que Dona Inah conquistasse a chamada vida de artista. Com menos de vinte anos, ainda na década de 50, mudou-se para a cidade de Santo André, onde venceu o prestigiado concurso “Peneira Rodini”, que lhe abriu as portas para os clubes, bailes, orquestras e rádios. Nos anos seguintes, entretanto, acabou se afastando do segmento musical e passou a trabalhar em outras áreas.

Em 2002 aconteceu a reviravolta. Dona Inah foi convidada pelo produtor Jeron Coelho para participar do musical “Rainha Quelé”, em homenagem à Clementina de Jesus. Em 2004 teve mais uma apresentação de destaque, durante o Fórum Mundial de Cultura, no Teatro Municipal de São Paulo. Acabou chamando a atenção de um importante diretor, que a convidou para participar do festival em Paris, no ano seguinte.

Com isso, a sambista gravou, ainda em 2004, seu primeiro disco, que continha treze sambas, entre eles, dois inédito, sendo um de Cartola e outro de Ataulfo Alves, em parceria com Hermínio Bello de Carvalho. Sua apresentação na França rendeu a ela a denominação de “Rainha do Samba de São Paulo” pela imprensa local. A temporada de sucesso continuou no Marrocos, onde foi aplaudida por quase 15 mil pessoas, durante o “Festival Mawazine”, em Rabat.

De volta ao Brasil, ganhou o Prêmio Tim da Música Brasileira, aos 70 anos, na categoria “Revelação”. Em 2008, lançou o disco “Olha quem chega”, inteiramente dedicado à obra de Eduardo Gudin e, durante o evento de lançamento do disco, no Sesc Pompéia/SP, pôde dividir o palco com grandes nomes, como Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho, Elton Medeiros, Jair Rodrigues, Raul de Barros, Eduardo Gudin, Germano Mathias, Maria Rita, Monarco, entre outros.

Em 2010, Dona Inah esteve em Cuba, onde gravou 14 canções com músicos cubanos, cantadas em espanhol. Já em 2011, ao lado das cantoras Fabiana Cozza, Tereza Gama, Graça Braga e Nilze Carvalho, participou do projeto “Damas do Samba”, em homenagem à Clara Nunes, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Dona Ivone Lara, com apresentações no Sesc Vila Mariana/SP.

Em 2013, acompanhada pelo grupo “Cadeira de balanço”, no Sesc Pompéia/SP, lançou seu terceiro disco, “Fonte de Emoção”, que, além de um samba de autoria de Inah, conta com composições inéditas de Monarco e Délcio de Carvalho e arranjos de Zé Barbeiro. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi